Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO CINEMA ESPECIAL

De Elsa vilã a personagem gay: Curiosidades de Frozen - Uma Aventura Congelante

FOTOS: REPRODUÇÃO/DISNEY

A personagem Elsa faz cara de má e ameaça atacar em sequência do filme Frozen

A rainha Elsa em cena de Frozen - Uma Aventura Congelante; personagem foi criada como vilã

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2020 - 4h58

A Globo exibe Frozen - Uma Aventura Congelante no Cinema Especial desta quarta-feira (29), às (horário de Brasília). O filme é um dos grandes sucessos recentes da Disney. Vencedora de dois Oscars, a animação levou mais de 4 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros. A história das irmãs Elsa e Anna encantou o público, mas você sabia que a rainha poderia ter sido a vilã da trama?

Lançado em 2013, o filme mostra a relação entre as duas princesas de Arendelle. Elsa nasceu com um poder de criar gelo, o que servia como motivo de diversão com a irmã. Porém, um acidente durante uma brincadeira colocou a vida de Anna em risco. Isso fez com que os pais as mantivessem afastadas, e a filha mais velha passou a ter medo de seus poderes.

As duas cresceram isoladas no castelo da família, que foi completamente fechado após o acidente. Solitárias, elas ainda precisaram enfrentar a dor da perda dos pais em um naufrágio.

Tudo muda quando um novo acidente com os poderes de Elsa acontece bem no dia de sua coroação como rainha. A personagem, então, decide partir para sempre, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. 

Destemida, Anna enfrenta muitas aventuras para encontrar a irmã e fazer com que ela traga o verão de volta a Arendelle. A animação venceu as categorias de melhor filme de animação e melhor canção original por Let It Go (Livre Estou, em português) no Oscar de 2014.

Confira sete curiosidades de Frozen - Uma Aventura Congelante:

Elsa durante a canção Livre Estou: música foi responsável por mudar rumos da personagem


Rainha malvada

A ideia inicial dos criadores de Frozen era que Elsa fosse, na verdade, a grande vilã da trama. Difícil imaginar, né? Os rumos da personagem mudaram completamente depois que os produtores escutaram Let It Go, a música principal da rainha. Eles perceberam que a canção ressaltava pontos positivos demais para uma vilã, além de ser muito atraente.

Por isso, o roteiro da animação foi todo reescrito para que a protagonista se tornasse uma jovem inocente que está em pânico por não conseguir controlar seus poderes. Outra curiosidade é que, antes dessa mudança, o visual de Elsa havia sido inspirado em Amy Winehouse (1983-2011). 

Dublagem

Idina Menzel fez audições para dublar a personagem Rapunzel em Enrolados (2010), mas não foi escolhida para o papel. Dois anos mais tarde, durante a seleção de candidatos para Frozen, um diretor de audições da Disney se lembrou da atriz. Foi assim que Idina acabou sendo a responsável pela voz de Elsa. Sorte do público, né?

Além disso, os produtores fizeram com que as dubladoras da versão original, Idina Menzel e Kristen Bell (Anna), lessem as suas cenas juntas para que tivessem mais química, algo muito raro em animações.

Flynn Rider e Rapunzel, personagens de Enrolados (2010), aparecem na coroação de Elsa


Visitas ilustres

Os filmes da Disney são bastante conhecidos pelos seus easter eggs, objetos ou personagens escondidos dentro das animações que remetem a outros filmes da mesma produtora. É claro que Frozen não poderia ficar sem uma dessas "pegadinhas". No dia da coroação de Elsa, quando os portões se abrem e Anna canta Por Uma Vez na Eternidade, é possível ver dois convidados ilustres.

Rapunzel e Flynn Rider, protagonistas de Enrolados (2010), aparecem de costas na frente do castelo, muito rapidamente. Essa cena gerou até uma teoria dos fãs do filme, que dizem que o casamento que os pais de Elsa e Anna estavam indo, quando desapareceram no mar, era justamente o de Rapunzel e Flynn. 

Palácio trabalhoso

Um dos pontos altos do momento em que Elsa canta Let It Go é a construção do gigantesco palácio de gelo, que impressiona até Kristoff. Impressionante também foi o número de profissionais envolvidos para tirar a cena do papel: 50 animadores diferentes trabalharam no design do castelo, que foi inspirado no Hotel De Glace, um hotel todo de gelo localizado em Quebec, no Canadá. 

Príncipe Hans e a princesa Anna conversam antes da performance de Vejo Uma Porta Abrir


Dueto inédito

Sem saber, Anna realizou um feito inédito nas animações da Disney em Frozen - Uma Aventura Congelante. Apaixonada, a princesa canta Vejo Uma Porta Abrir junto com o príncipe Hans, que ela tinha acabado de conhecer. Essa foi a primeira vez que uma princesa da Disney fez um dueto com um vilão. Bem que a Elsa avisou a irmã...

Rena realista

Ao lado de Olaf, Sven é um dos personagens mais carismáticos do filme. Mas criar o amigo de Kristoff foi mais difícil do que se pode imaginar. Os animadores de Frozen precisaram levar uma rena de verdade para os estúdios. Dessa forma, eles puderam analisar melhor os movimentos e maneirismo do animal para a criação de Sven. 

Um detalhe em uma cena faz com que fãs da animação acreditem que Oaken é homossexual 


Vendedor gay?

O público mais atento aos detalhes percebeu um fato interessante. Oaken, o dono da loja de variedades, supostamente é homossexual. Na cena em que Anna e Kristoff estão no local, o vendedor afirma que sua família está na sauna. Logo em seguida, vemos um homem mais velho com quatro crianças ao seu redor no ambiente.

Isso foi o suficiente para que os fãs da animação se animassem com a possibilidade de um personagem gay em Frozen. Quando a Disney foi questionada se ele realmente tinha um parceiro do mesmo sexo, a empresa apenas respondeu que "sabia o que estava fazendo".

Frozen na Globo

Veja o trailer de Frozen - Uma Aventura Congelante, atração do Cinema Especial desta quarta-feira (29):


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.