Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AVENTURA

Cinco curiosidades sobre Kong: A Ilha da Caveira, filme da Tela Quente desta segunda

FOTOS: REPRODUÇÃO/WARNER BROS.

Um gorila gigante com expressão de raiva e com a boca aberta enquanto solta um rugido

O gorila gigante em cena de Kong: A Ilha da Caveira; filme será exibido nesta segunda (20) na Globo

REDAÇÃO

Publicado em 20/4/2020 - 6h13

A Globo exibe o filme Kong: A Ilha da Caveira na Tela Quente desta segunda (20), às 23h14 (horário de Brasília). Lançado em 2017, o longa faz parte da franquia de monstros gigantes iniciada em 1933. Na história, pesquisadores fazem uma expedição a uma ilha cercada de mistérios, habitada por criaturas nunca antes vistas e comandada pelo enorme gorila Kong. O grupo precisa, então, achar uma maneira de sobreviver no local.

A trama do filme começa em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Um avião americano e outro japonês são abatidos em um combate aéreo. Após sobreviverem à queda, os pilotos chegam em uma ilha desconhecida próxima ao Pacífico Sul. Lá, eles são surpreendidos com a aparição de Kong, um macaco gigante.

Após quase 30 anos deste fato, Bill Randa (John Goodman) organiza uma expedição à tal ilha perdida. Ele acredita que no local existam monstros, mas precisa de provas concretas. Para isso, consegue a verba necessária para fazer a viagem com um político norte-americano.

O pesquisador, então, embarca para essa aventura com militares, liderados pelo coronel Preston Packard (Samuel L. Jackson), o rastreador James Conrad (Tom Hiddleston) e a fotógrafa Mason Weaver (Brie Larson). 

A Ilha da Caveira estreou nos cinemas 12 anos após King Kong (2005), de Peter Jackson, e 84 anos depois da versão original, lançada em em preto e branco em 1933. Confira mais cinco curiosidades sobre A Ilha da Caveira:

Franquia de monstros

Kong é o segundo segmento da franquia chamada de Monsterverse --algo como universo dos monstros, que tem como principais personagens o gorila gigante e o Godzilla, monstro japonês.

Para manter a qualidade dos longas, as produtoras de  Kong: A Ilha da Caveira são os mesmos de Godzilla (2014) --a norte-americana Legendary e a japonesa Toho. Uma sequências do filme, Godzilla: Rei dos Monstros, foi lançada em 2019. Para este ano, estava prevista a estreia de Godzilla vs. Kong, adiada devido ao coronavírus.

O gorila de Terry Notary é o maior da franquia dos mostros gigantes: cerca de cem metros


Animal gigante

O gorila interpretado por Terry Notary é o maior King Kong dos cinemas, com cerca de cem metros de altura. O personagem do longa de Peter Jackson tinha aproximadamente 25 metros. Já nas produções japonesas em que o gorila gigante aparece, ele tinha cerca de 45 metros.

Em uma entrevista, Samuel L. Jackson contou que durante as filmagens, ele e seus colegas não sabiam o quão grande Kong deveria ser na pós-produção. Sempre que perguntavam, recebiam respostas diferentes.

A inspiração para o animal mostruoso veio da combinação entre o King Kong americano de 1933 e o da adaptação japonesa dos anos 1960. A intenção da equipe foi justamente unir o visual clássico do personagem com os aspectos exagerados do longa japonês, como a altura, a força e as habilidades. 

Mistura de sons

Para compor o rugido da fera, o editor de som Al Nelson utilizou uma mixagem dos sons emitidos por diversos animais, como leão, gorila e macaco. A mesma técnica foi usada em 1933 por Murray Spivak, que misturou os rugidos de leão e tigre para dar voz ao primeiro King Kong do cinema. 

Tom Hiddleston e Brie Larson contracenaram juntos antes de participarem de filmes da Marvel


Estrelas da Marvel

Quase sem querer, a saga de Kong reuniu atores que ficaram ainda mais conhecidos por estarem nos filmes de super-herói. Inicialmente, Michael Keaton e J.K. Simmons foram convidados para estrelar o filme, mas os dois rejeitaram a proposta por conflitos de agenda. Dessa forma, John C. Reilly assumiu o papel que seria de Keaton, e Samuel L. Jackson substituiu Simmons.

A troca proporcionou, então, o "encontro" dos personagens da Marvel: Rhomann Dey, de Guardiões da Galáxia, Nick Fury (Samuel L. Jackson), Capitã Marvel (Brie Larson) e Loki (Tom Hiddleston). Kong também foi o primeiro filme a mostrar uma colaboração de Hiddleston e Brie no cinema. 

Encontros e homenagens

Terry Notary, o Kong de A Ilha da Caveira, trabalhou com Andy Serkis em Planeta dos Macacos: A Origem (2011) e Planeta dos Macacos: O Confronto (2014). Por coincidência, Serkis interpretou o gorila gigante em King Kong (2005).

A franquia lançada em 2017 também faz homenagens à versão anterior do filme por meio do figurino. A roupa usada na expedição à ilha por John Goodman reproduz a usada em 1933 pelo Robert Armstrong, que interpretou Carl Dehham em King Kong. 

Veja o trailer de Kong: A Ilha da Caveira, atração da Tela Quente desta segunda (20):


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros

Listen to "#10: Final de Avenida Brasil e grande segredo de Novo Mundo revelado!" on Spreaker.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.