Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

TOQUE ÚNICO

Aladdin: Como Robin Williams mudou a animação ao dublar o Gênio da Lâmpada

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Robin Williams à esquerda e Gênio à direita

Robin Williams foi essencial para a criação de Gênio, um dos personagens de Aladdin (1992)

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 9/5/2022 - 18h28

Um dos maiores clássicos da Disney, Aladdin (1992) foi responsável por dar continuidade ao renascimento da empresa. Após uma série de fracassos comerciais, o longa reforçou a influência dos estúdios e marcou uma geração. No entanto, grande parte desse sucesso se deve a Robin Williams (1951-2014), responsável por emprestar sua voz e trazer características únicas para o Gênio, um dos personagens principais da obra.

Eric Goldberg, diretor e animador do Walt Disney Studios, foi quem liderou a equipe artística de criação do Gênio. Em um relato feito para a série Do Esboço à Realidade (2022), ele contou que, durante o desenvolvimento do projeto, Williams adicionava ideias enquanto gravava suas falas para a produção. Em um trabalho conjunto com os animadores, Goldberg incrementava os toques do ator na ilustração do personagem. "Ele significou uma grande parcela do que foi o personagem."

"Se o roteiro era nosso mapa, Robin pegou vários desvios. [...] E o Robin sabia que, sempre que fizesse algo inesperado, a nossa equipe do Gênio conseguiria acompanhá-lo e materializar o que ele tinha em mente", completou Goldberg.

Aladdin ainda contou com duas sequências: O Retorno de Jafar (1994) e Aladdin e os 40 Ladrões (1996). Apesar de não terem obtido o mesmo sucesso que a produção original, ambos conseguiram perpetuar o legado do clássico.

Do Esboço à Realidade é uma série documental exclusiva do Disney+. Em cada um de seus seis episódios, a produção reúne um animador da empresa para dar detalhes sobre a construção de personagens célebres da história do Walt Disney Studios. Além disso, a atração cria uma aproximação entre o público e esses profissionais, que geralmente trabalham nos bastidores.

Além do Gênio, a série também revela o diário de criação dos personagens Kuzco (A Nova Onda do Imperador), Olaf (Frozen), Capitão Gancho (Peter Pan), Mirabel (Encanto) e Simba (O Rei Leão).

Assista ao trailer:


Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.