Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bastidores

'Vice' de William Bonner é promovido, e jornalistas torcem por mudança na Globo

Memória Globo

Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo, ao lado de William Bonner e Fátima Bernardes no Emmy - Memória Globo

Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo, ao lado de William Bonner e Fátima Bernardes no Emmy

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 28/5/2019 - 5h19
Atualizado em 28/5/2019 - 11h14

Agora é oficial. Em longo comunicado distribuído aos jornalistas da Globo, Ali Kamel, diretor-geral da área, informou que a partir do dia 1º Fernando Araujo Castro, editor-chefe adjunto do Jornal Nacional, passa a ser o chefe de Redação responsável pela rede em São Paulo, no lugar da "irrequieta" Denise Cunha Sobrinho, que se aposenta. A informação foi antecipada pelo Notícias da TV no dia 15.

Castro, que no JN era o equivalente a um "vice" de William Bonner, irá ocupar uma posição considerada vitrine, uma plataforma para futuras promoções. Pelo posto, passaram Mariano Boni, hoje um dos principais executivos do Entretenimento da emissora, e Ricardo Villela, diretor-executivo de Jornalismo, o terceiro na hierarquia do departamento.

Para o lugar de Fernandinho, como Kamel se refere a ele no e-mail, William Bonner confirmou Cristiana Sousa Cruz, na Globo desde 1996, que será substituída por Fátima Baptista em um dos cargos mais importantes da GloboNews.

Nos bastidores da Globo em São Paulo, a expectativa é a de que mais mudanças virão. É grande a torcida entre repórteres para que seja nomeado um novo diretor de jornalismo.

Cristina Piasentini, no cargo desde 2008, é considerada uma faz-tudo-o-que-o-Rio-manda. Em sua gestão, a produção de conteúdo em São Paulo, maior mercado do país, perdeu relevância em relação a Brasília e ao Rio de Janeiro.

Outro lado

Após a publicação deste texto, Ali Kamel enviou a seguinte nota:

"A escolha de Fernando Castro para a chefia de Redação foi feita pessoalmente por Cristina Piasentini, diretora regional de Jornalismo de São Paulo, como informei na mensagem que enviei à Redação. Cristina lidera com brilho o time de São Paulo e é responsável direta por grande parte do sucesso do Jornalismo da Globo como um todo, tendo estado à frente de memoráveis coberturas.

É ridículo e desinformado acreditar que São Paulo possa ter perdido espaço. O foco do Jornalismo de rede da Globo está onde os fatos estão. Não existe nem existirá, sob minha gestão, ênfase em alguma cidade se as notícias estiverem em outras.

Cristina Piasentini está no importante cargo de diretora regional de Jornalismo, com plena autonomia para escolher seus auxiliares diretos e indiretos, pelo seu brilhantismo e profissionalismo. E por conhecer São Paulo e ter faro para notícias, como poucos. É uma auxiliar que me ajuda, como poucos, a ver em São Paulo notícias que, sem ela, teria mais dificuldades de ver."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.