Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIM DO MISTÉRIO

Venda do SBT 'nunca teve o aval da família', afirma filha de Silvio Santos

Gabriel Cardoso/SBT

Daniela Beyruti durante gravação do especial dos 60 anos do Programa Silvio Santos; sorridente, ela veste jaqueta de couro preta

Daniela Beyruti durante gravação do especial dos 60 anos do Programa Silvio Santos, em maio

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 26/6/2023 - 7h00

No ano passado, o SBT foi oferecido a vários potenciais compradores. Entre eles, figuraram a rede mexicana Televisa, os bancos XP e BTG Pactual e os empresários Rubens Menin (dono da CNN Brasil) e Nelson Tanure (acionista da Light, Gafisa e Tim). Chegaram a estipular um valor: R$ 1 bilhão. Mas Silvio Santos pediu cinco vezes mais (US$ 1 bilhão), as conversas não evoluíram e, hoje, pode-se dizer que estão definitivamente encerradas.

"Tudo o que aconteceu não tinha o aval da família", sentencia Daniela Beyruti, que há pouco mais de dois meses assumiu o comando do SBT.

A nomeação de Daniela ao cargo de vice-presidente do SBT (o mais alto no organograma da emissora) é um indicador de que a empresa não está mais à venda --se é que algum dia realmente esteve.

Filha "número 3" de Silvio Santos, Daniela é herdeira direta do SBT. Em 2017, Silvio transferiu a ela e à irmã Renata Abravanel Curado (a filha "número 6") as principais concessões do SBT (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre).

"O SBT não está à venda, e a família continua acreditando no negócio. Somos produtores e distribuidores de conteúdo", disse Daniela com exclusividade ao Notícias da TV, dando um recado ao mercado. Ao lado de Renata, Daniela busca atualmente uma forma de retomar os investimentos em programação e fazer o SBT crescer.

Rumores de que o SBT está à venda não são novidade. Circulam desde o final dos anos 1990. "Tem hora que o Silvio fala em vender, tem hora que não. O SBT, aliás, é o brinquedo dele, e agora com a Daniela na vice-presidência acho que a venda não vai rolar jamais", afirma uma fonte próxima do empresário, sob a condição de não ter sua identidade revelada.

Das recentes negociações, participaram o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, Fábio Faria (genro de Silvio Santos e ex-ministro das Comunicações), Guilherme Stoliar (ex-presidente do Grupo Silvio Santos e sobrinho do apresentador) e Walter Zagari (ex-vice-presidente comercial da Record e ex-diretor comercial do SBT).

Ratinho, que é dono da afiliada do SBT no Paraná, seria um dos interessados na compra e também teria intermediado a negociação com Nelson Tanure. Stoliar apresentou Rubens Menin a Silvio Santos. Fábio Faria tentou vender a emissora ao banqueiro André Esteves, do BTG Pactual. Guilherme Stoliar e Zagari tiveram reuniões com executivos do XP, tentando viabilizar um plano de aquisição da emissora.

Mas, de fato, nenhum dos "negociadores" chegou a ter em mãos uma carta de Silvio Santos os autorizando a vender seu "brinquedo". Também nunca houve a troca de minutas de acordos de confidencialidade, essenciais para o fornecimento de informações sensíveis, como dados financeiros.

Aos 92 anos, Silvio Santos está afastado do dia a dia do SBT, não tem mais gravado, porém continua influente nos bastidores. As conversas sobre a venda da emissora foram feitas com ele, apesar da oposição das filhas.

"Na cabeça das filhas, nunca houve o projeto da venda", confirma outro personagem dessa história, também sob anonimato. "Na verdade, o Silvio não dava o mandato de venda pra ninguém. Ele de fato só fazia esses ensaios pra ter dimensão do valor da sua empresa."

Quem é Daniela Beyruti?

Filha mais velha de Silvio Santos com Iris Abravanel, Daniela Beyruti tem 46 anos e é casada desde 2002 com o empresário Marcelo Beyruti, com quem tem três filhos. É formada em Comunicação Social pela Liberty University, uma universidade batista da Virgínia, nos Estados Unidos. Assim como a mãe, é evangélica.

Daniela assumiu a vice-presidência do SBT em 6 de abril, substituindo José Roberto Maciel, que passou a ser exclusivamente presidente do Grupo Silvio Santos.

Ela começou a trabalhar no SBT na segunda metade dos anos 2000. Em 2006, logo em seu primeiro trabalho na TV, assumiu a direção-geral do reality show Ídolos, um sucesso na época. Depois, foi diretora artística e diretora-executiva da emissora. Em 2015, passou a fazer parte do conselho de administração do Grupo Silvio Santos.

Renata Abravanel, sua sócia nas concessões do SBT, tem 38 anos. A filha caçula de Silvio Santos é tida como a mais discreta das seis. Formada em Administração de Empresas também pela Liberty University, é apontada como a futura gestora dos negócios do pai. Atualmente, é presidente do conselho de administração do Grupo Silvio Santos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.