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COLUNA DE TV

Por que a Globo quer virar cassino? Associação com MGM constrange bastidores

Reprodução/Globo

Imagem de reportagem sobre o 'Jogo do Triguinho' no Fantástico em junho

Reportagem sobre o 'Jogo do Triguinho' no Fantástico em junho: Globo vai explorar apostas

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 2/9/2024 - 6h10

O anúncio de que o Grupo Globo e a MGM Resorts, uma das maiores operadoras de cassinos do mundo, vão se unir para explorar apostas online no Brasil deixou muita gente na emissora com o radar ligado. Apesar de não existir nenhuma orientação específica, jornalistas estão se sentindo constrangidos e temem propor reportagens sobre um tema que está se transformando em um problema social, que é o aumento do número de pessoas viciadas em jogo no Brasil.

O Notícias da TV apurou que há um desconforto com a maneira como o assunto vem sendo tratado dentro da Globo, que adotou posição favorável à regulamentação das bets. Só se vê espaço para reportagens que denunciam casas de apostas piratas, como as que exploram o "Jogo do Tigrinho" --objeto de denúncias recentes no Fantástico, a última em junho.

Na Globo, há os que se sentem incomodados com possíveis impactos da exploração de cassino online possa causar na imagem da emissora e de seus colaboradores. Não querem ser associados com a jogatina.

Profissionais também estão preocupados com as pressões que a TV Globo poderá vir a ter com a BetMGM, como será chamada a plataforma de jogos online. Teme-se que seus programas sejam contaminados por ações de divulgação do jogo e que a área comercial seja afetada pelo descontentamento de anunciantes que estão perdendo dinheiro para as bets --caso do setor de varejo.

Ainda não há detalhes de como a operação de apostas do Grupo Globo com a MGM vai funcionar. A Globo não se manifestou oficialmente, apenas a MGM. Em comunicado divulgado no último dia 15, a companhia disse que irá formar com a Globo "um novo empreendimento", com sede em São Paulo, e que aguarda a aprovação por parte do governo de "uma licença de apostas esportivas e iGaming no Brasil", a ser lançada no início de 2025.

No comunicado, a MGM deixou claro que conta com o alcance do Grupo Globo no país, "de cerca de 70 milhões de pessoas todos os dias por meio de seus múltiplos veículos, para criar um produto com escala, recursos e acesso significativos". Ou seja, a parceria envolve a expertise dos cassinos de Las Vegas com a potência de comunicação da Globo, uma operadora de concessão pública.

No final do ano passado, o presidente Lula (PT) sancionou a lei nº 14.790/2023, que regulamenta as apostas por "quotas fixas", que são aquelas em que há um fator de multiplicação (o apostador sabe no momento da aposta quanto receberá se ganhar).

A empresas com pelo menos 20% de capital brasileiro, serão permitidas a exploração não apenas de apostas em resultados de eventos esportivos, mas também de jogo online: aquele "no qual o resultado é determinado pelo desfecho de evento futuro aleatório, a partir de um gerador randômico de números, de símbolos, de figuras ou de objetos definido no sistema de regras", nos dizeres da lei. Isso é cassino pelo celular.

O Ministério da Fazenda recebeu 113 pedidos de autorização de exploração de apostas. Além da Globo, SBT e Band também estão apostando no negócio, mas ainda não anunciaram parcerias --é necessário que um sócio tenha experiência no ramos de jogos. O mercado aguarda para os próximos meses regulamentação da lei assinada no final de 2023.

Um estudo divulgado pelo banco Itaú há duas semanas mostrou que o setor de apostas no Brasil movimentou R$ 112,5 bilhões entre julho de 2023 e junho de 2024. Os brasileiros geraram às bets uma receita de R$ 23,9 bilhões (uma vez e meia a da Globo em 2023). Apostaram R$ 68,2 milhões e receberam de volta R$ 44,3 bilhões. São mais de 20 milhões de apostadores ativos no país, segundo a MGM Resorts.

Por que a Globo está apelando às apostas?

Porque vislumbra um mercado tão promissor com a regulamentação das apostas esportivas e em jogos online que compensam os questionamentos éticos e morais. Inovações tecnológicas como a TV 3.0 podem transformar a Globo numa plataforma de apostas por meio do controle remoto do celular.

E porque a Globo precisa recuperar as perdas que vem sofrendo com seu principal negócio, o de mídia. Em comunicado interno na semana passada, o presidente da Globo, Paulo Marinho, anunciou que as receitas com publicidade cresceram 13% no primeiro semestre deste ano, mas as de assinaturas só subiram 1%. O resultado positivo se deu graças ao Globoplay, que vem ganhando novos assinantes. Já os canais pagos vêm perdendo público ano após ano.

Xuxa está quase fechada com a Globo; Planeta vai voltar?

Xuxa Meneghel documentário Globoplay

Xuxa no documentário do Globoplay

Xuxa Meneghel está prestes a fechar um novo contrato com a Globo, dentro de um pacote de ações pelos 60 anos da emissora, em 2025. As negociações levantaram especulações de que o Planeta Xuxa voltaria. Não é bem o programa de auditório que Xuxa comandou entre 1997 e 2002 que será revisitado, mas o Intimidade, quadro que fazia parte dele, com entrevistas de famosos.

Xuxa segue gravando uma série para o Fantástico que visa incentivar a adoção de animais. A estreia deve ficar para janeiro, porque cães e gatos serão dublados por artistas.

E pra fechar a agenda da eterna "rainha dos baixinhos": ela vai cantar no espaço do banco Itaú no Rock in Rio, neste mês.

Reprodução/INStagramn

Lucas Guimaraes grava o Eita Lucas!

Lucas Guimarães durante gravação do Eita Lucas! na semana passada

Adiado três vezes, programa de marido de Carlinhos Maia vira 'mico' no SBT

O influenciador Carlinhos Maia veio a público reclamar que o SBT está "empurrando com a barriga" a estreia do programa Eita Lucas!, projeto de seu marido, o também influenciador Lucas Guimarães. A atração inicialmente estrearia em maio, na faixa das 16h dos sábados. Ficou para agosto, depois para outubro e, finalmente, para o ano que vem.

O desabafo de Maia foi uma forma de constranger Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, a quem cabe a decisão sobre o futuro de Lucas, que há mais de um ano "está para cima e para baixo investindo milhões do dinheiro dele" no programa.

Por que o SBT está empurrando Lucas Guimarães com a barriga? O Notícias da TV foi investigar e descobriu: o programa é ruim, um mico. Uma rápida cronologia:

  • Um coach revela a Daniela Beyruti o desejo de Lucas Guimarães se tornar apresentador de TV.
  • Dani compra a ideia, mas o material que apresentaram ao SBT era amador demais.
  • O SBT escala dois diretores para supervisionar a produção, feita por equipe de Lucas Guimarães (afinal, ele que sempre pagou tudo). O diagnóstico inicial foi de que não dava para transformar o material em programa de TV aberta, mas, mesmo assim, o projeto foi pra frente (afinal, o dinheiro era do artista).
  • Depois de três meses de trabalho, chegou-se à constatação novamente de que o produto era ruim e a produção, amadora. Quem viu o material percebeu um apresentador pilhado fazendo quadros cansativos e repetitivos.
  • A estreia então foi adiada para 2025, especialmente pela qualidade e também pelo receio do SBT de ter que vir a assumir os custos, que são altos, inviáveis para a atual realidade da emissora (e da TV aberta em geral).
  • Eita Lucas! continua sendo produzido (com dinheiro de Lucas). Mas fontes no SBT avaliam que esse programa não sai. A não ser que seja em outro lugar.

Tabela de audiências de Renascer

Renascer chega ao fim. E já vai tarde

O remake de Renascer chega ao fim nesta semana e não vai deixar saudade.  Os dados da Kantar Ibope mostram que a audiência foi totalmente apática com a novela e vice-versa. O melhor momento foi na primeira fase, nas duas semanas iniciais. Antes do fim do primeiro mês de exibição, a novela sofreu uma leve baixa, como mostra a tabela acima, e não decolou mais. Tampouco houve quedas acentuadas, é verdade.

A evolução do gráfico indica que Renascer conquistou um público que lhe foi fiel até o final, mas que era pouco para alavancar a audiência do horário almejada pela Globo. Um público talvez acomodado, que assiste novela todo dia porque é isso o que faz todo dia há 30 ou 40 anos. Segundo a Kantar Ibope, 78 de cada 100 pessoas que assistem a Renascer têm mais de 35 anos, sendo que um terço delas já passou dos 60.

A Globo esperava que Renascer batesse nos 30 pontos, como foi com Pantanal (2022). Até o capítulo 171, exibido no último dia 7, tinha 25,5 pontos (veja tabela abaixo).

Tabela audiência novelas das nove

Band pode perder a Fórmula 1

O colunista Flavio Ricco cantou a bola na sexta-feira (30): a Band está muito perto de deixar a Fórmula 1. A emissora tem contrato até dezembro de 2025, mas enfrenta dificuldades para honrá-lo em dia (leia-se: parcelas em atraso). Terá uma reunião decisiva nesta semana, em que irá negociar um "reequilíbrio financeiro". Do contrário, terá que abandonar a corrida (a Globo acompanha essas negociações e deve ficar com a F1 se a Band desistir).

Segundo fontes na Band, os custos da Fórmula 1 na TV se tornaram proibitivos para o mercado publicitário brasileiro, e a conta não está fechando. A audiência não é ruim (o último GP deu 3,2 pontos), mas hoje as verbas dos anunciantes estão muito pulverizadas, e a falta de um piloto brasileiro não empolga as marcas nacionais.


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