COLUNA DE TV
Reprodução/SBT
Rebeca, Patricia e Silvia Abravanel, as filhas artistas de Silvio Santos (1930-2024); aceitação variada
Uma pesquisa encomendada pelo SBT trouxe um resultado no mínimo desagradável para a família Abravanel. A apresentadora Silvia Abravanel é uma das menos queridas pelo público em geral, de todas as emissoras. Em um ranking de 23 nomes, ela aparece em 22º lugar no critério de "agradabilidade" (53% das pessoas disseram gostar muito ou gostar dela).
A pesquisa foi realizada pela plataforma Toluna entre 26 de abril e 5 de maio do ano passado, mas seu resultado foi mantido em segredo --até agora. Foram entrevistadas 2.969 pessoas em todo o país, divididas entre fãs do SBT (a emissora forneceu um cadastro) e telespectadores de todas as redes, que foram classificados como "mercado".
O objetivo era avaliar a percepção do público sobre 50 personalidades previamente selecionadas e "identificar o potencial desses diferentes profissionais de mídia, seus atributos e associações de imagem e 'fit' com a emissora junto a telespectadores de TV aberta em geral".
A ideia era usar essa pesquisa como ponto de partida para montar a nova programação de 2024. Mas Daniela Beyruti, CEO do SBT, ignorou os indicadores da pesquisa e apostou em influenciadores e apresentadores que não foram escrutinados. O conflito entre investir em um elenco mais conhecido do público da TV aberta ou em nomes do mundo digital resultou na saída de Fernando Pelegio da direção artística da emissora, há um ano.
Se tivesse dado ouvidos à pesquisa, que se manteve inédita durante todo esse tempo, Daniela talvez não tivesse apostado em Benjamin Back para apresentar o É Tudo Nosso, que não emplacou no Ibope nem na área comercial e corre risco de ser cancelado em 2025, assim como o Circo do Tiru.
Back é o antepenúltimo em agradabilidade no ranking de 23 personalidades ao qual o Notícias da TV teve acesso. Segundo a pesquisa, 56% dos telespectadores gostam do apresentador (53% entre os sbtistas). Back aparece à frente justamente de Silvia Abravanel. O jornalista Leo Dias é o lanterna (42% de aprovação geral e 43% entre os sbtistas).
O ranking da agradabilidade é liderado por um artista do SBT. Celso Portiolli tem a simpatia de 82% do "mercado", seguido de perto por Eliana, com 81%. A cantora Simone, irmã de Simaria, que foi convidada para substituir a loira nos domingos do SBT após sua ida para a Globo, é a terceira mais "agradável" (75%, mesmo índice de Otaviano Costa e Beca Milano).
Patricia e Rebeca Abravanel, que assumiram o domingo do pai, Silvio Santos (1930-2024), não fizeram feio na pesquisa. A primeira tem 69% de aprovação, um ponto a mais do que a irmã, e aparece logo atrás de Danilo Gentili (71%) e Chris Flores (70%), empatada com Fausto Silva e à frente de Carlos Massa, o Ratinho (68%). Tiago Abravanel teve 62% de agradabilidade.
A família Abravanel tem outra performance quando o universo pesquisado é apenas de fãs da emissora. Nesse critério, Patricia tem 85% de aprovação, atrás apenas de Celso Portiolli (91%), mas à frente de Eliana (84%). Ratinho é o quarto mais querido (82%) e Rebeca, a quinta (77%). Até Silvia Abravanel se sai bem (68%), melhor do que Tiago (63%).
Fechada com a Liga Forte União para transmitir 38 jogos do Brasileirão de 2025 a 2027, a Record já vendeu duas cotas de patrocínio das transmissões no ano que vem. A emissora fechou com a Heineken e com a Sportingbet/Estrela Bet. Uma terceira cota deverá ser fechada nesta semana.
A LFU tem Corinthians, Vasco, Fluminense, Cruzeiro e Inter, entre outros. A Record transmitirá jogos em que esses clubes serão mandantes. CazéTV, Google e Amazon também exibirão jogos.
O SBT está estudando a possibilidade de reprisar o Fofocalizando durante as madrugadas, no mesmo horário em que a Globo reexibe sua novela das sete, ocupando espaço dos podcasts. Há quem acredite que o repeteco do programa de fofocas pode "sufocar" a produção da Globo no Ibope.
A exibição de resumos dos shows do Rock in Rio causaram estrago na Globo. Na madrugada de quinta para sexta (20), fez o Jornal da Globo, empurrado para a faixa das 2h, registrar sua pior audiência desde 2009. Em Goiânia, praça onde a Globo há muito tempo tem problemas, o festival passou vergonha. Chegou a marcar apenas 0,7 ponto na prévia da Kantar Ibope na madrugada de sábado para domingo (22). É fato raro a Globo dar menos de um ponto, mesmo de madrugada.
Não bastassem as críticas ao primeiro piloto apresentado e o alto custo de produção, o Eita Lucas!, programa que o influenciador Lucas Guimarães quer apresentar no SBT, ganhou mais um problema. Seu patrocinador, a bet Esportes da Sorte, ganhou o noticiário policial na mesma operação que prendeu Deolane Bezerra. E agora é dúvida se irá anunciar no programa, que já teve a estreia adiada três vezes --há quem aposte que não estreia nunca.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.