Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PÓS-PANDEMIA

Globo adota manual de segurança para voltar a gravar; novelas terão limitações

Victor Pollak/TV Globo

Os personagens Thelma (Adriana Esteves) e Durval (Enrique Diaz) se beijam em cena da novela Amor de Mãe

Cenas como o beijo de Thelma (Adriana Esteves) e Durval (Enrique Diaz) são dúvida no futuro de Amor de Mãe

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 1/5/2020 - 13h52

A Globo adotou um protocolo de segurança para voltar a gravar novelas, séries e programas de auditório pós-pandemia do novo coronavírus. O documento foi elaborado com a ajuda de virologistas e especialistas em segurança biológica e traz normas sanitárias para o reaquecimento das atividades nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, limitadas desde março a Big Brother Brasil, Encontro e É de Casa.

Em nota, a Globo confirma a adoção do protocolo, mas não dá detalhes nem diz quando as gravações serão retomadas. A expectativa é que atrações como o Domingão do Faustão voltem aos estúdios em julho e as novelas, em agosto (pelo menos as das nove e das sete). Mas tudo vai depender da evolução da pandemia do novo coronavírus, principalmente no Rio de Janeiro. 

"Mesmo sem uma data definida ainda para o reinício das gravações, a Globo se adiantou e desenhou um Protocolo de Segurança para a retomada das atividades nos Estúdios Globo. Ele foi criado através da avaliação de protocolos globais, reunindo as nossas práticas às da indústria do audiovisual de vários países", disse a emissora na nota.

Nesta semana, autores e diretores da área artística foram convocados para discutir como voltar a gravar. Eles irão agora avaliar que ajustes poderão fazer em suas novelas, séries e programas. Depois, as medidas serão negociadas com o elenco.

"Nossos criadores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção. As recomendações de cuidados valem para todas as etapas de produção, da pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras", continua a nota da Globo.

"Depois de conhecer as práticas adotadas no protocolo desenhado pela Globo, autores e diretores vão se reunir para avaliar a melhor solução para cada obra. As novas orientações também estão sendo apresentadas ao elenco", complementa.

A Globo finaliza a nota com uma declaração de Ricardo Waddington, diretor de Produção: "Neste momento, a prioridade da Globo é viabilizar o 'como gravar' ainda sem uma definição sobre o 'quando gravar', alinhada à preocupação permanente com a segurança dos talentos e das equipes".

Novelas deverão evitar beijos e abraços?

Segundo fontes bem situadas na emissora, ainda não está definido como ficarão as cenas de beijo e abraço nas novelas. Tudo, por enquanto, é considerado e tratado como hipótese.

A tendência, contudo, é que Lurdes (Regina Casé) de Amor de Mãe volte menos amorosa com os filhos e que os diretores tenham que recorrer a truques para indicar que as mocinhas de Salve-se Quem Puder beijaram ardentemente seus pares.

Também estão sendo consideradas medidas de monitoramento de saúde dos profissionais envolvidos nas gravações.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.