VEM AÍ
Reprodução/Netflix
Vira-lata caramelo roubou a cena na primeira temporada de Cidade Invisível e vai ganhar filme
A Netflix anunciou nesta quarta-feira (5) a produção de um filme brasileiro que será estrelado por um cachorro vira-lata. Como é de praxe da plataforma de streaming, poucos detalhes foram revelados. Apenas que o longa levará o título Caramelo e que seu protagonista se chama Amendoim e está sendo treinado em São Paulo.
"É o primeiro projeto protagonizado por esse ícone da cultura brasileira", disse Gabriel Gurman, diretor de Filmes da Netflix no Brasil, na até agora mais concorrida apresentação da Rio2C, evento da indústria criativa que acontece até domingo no Rio de Janeiro.
Caramelo terá roteiro de Diego Freitas e será produzido pela Migdal. Ainda está em pré-produção. Segundo a Netflix, todo o set de filmagem será ajustado para as "necessidades" de Amendoim. Um vídeo sobre a "preparação" do animal foi mostrado à plateia de profissionais de TV, cinema e música.
Outra novidade anunciada na Rio2C foi um filme adaptado de O Diário de Um Mago, primeiro best-seller de Paulo Coelho. Segundo a Netflix, o roteiro ainda está sendo escrito. A realização será um feito da plataforma. Não é a primeira vez que se tenta levar O Diário de Um Mago para o cinema ou para a TV.
Gurman também anunciou que a Netflix adquiriu um pacote de filmes brasileiros clássicos, que entra no catálogo da plataforma no próximo dia 19. A lista inclui Central do Brasil (1998), São Paulo S/A (1965), Rio, 40 Graus (1955) e Vidas Secas (1963).
Na Rio2C, a Netflix também demonstrou que está apostando alto em Pssica, adaptação de livro homônimo de Edyr Augusto Proença, escritor paraense. Inicialmente, os planos eram de transformar a elogiada obra em um filme, mas o formato final será o de minissérie.
"Essa é uma pergunta que a gente sempre se faz quando recebe um projeto. É um filme? Uma série? Minissérie?", disse Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil. "O filme realmente estava apertado para caber uma história tão rica", concordou a produtora Andrea Barata Ribeiro, sócia da O2 Filmes, revelando um conflito de bastidores na produção.
Segundo Andrea, Pssica cruza os caminhos de três personagens numa história de ação no Pará e nas Guianas: uma menina sequestrada por traficantes de mulheres, um jovem "rato d'água" (ladrão que age nos rios amazônicos) e uma mulher que tem a família assassinada e vai atrás de vingança.
A minissérie foi rodada no interior do Pará. E tem muitas cenas em rios e de ação, para as quais a O2 contratou um especialista da Catalunha (Espanha). Bráulio Mantovani assina o roteiro; Quico Meirelles, a direção-geral.
A Netflix também destacou na Rio2C a minissérie Os Quatro da Candelária, que dramatiza a Chacina da Candelária, como ficou conhecido o assassinato, por policiais e ex-policiais, de oito meninos de rua no centro do Rio de Janeiro, em 1993. A minissérie, assim como o filme Cidade de Deus (2002), é protagonizado por crianças e jovens que não eram atores.
A obra terá um estilo narrativo pouco comum para uma história baseada em fatos reais. Aficionado por realismo mágico, gênero literário popularizado pelo colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), o roteirista e criador de Os Quatro da Candelária, Luis Lomenha, optou por colocar o drama em um sonho, "um sonho interrompido".
No palco do Global Stage, a maior sala da Rio2C, com mais de 1,2 mil lugares, a atriz Juliana Paes disse ter visto o primeiro trailer de Pedaço de Mim, a primeira novela curta da Netflix, que a plataforma prefere chamar de "melodrama".
Toda captada em locações, a produção conta a história de Liana, uma mulher que engravida de gêmeos filhos de pais diferentes. A novidade é a data de estreia: 5 de julho.
O grande investimento da Netflix, contudo, é série Senna, que estreia neste ano com potencial para virar fenômeno global. Na Rio2C, a plataforma e a produtora Gullane Entretenimento apresentaram bastidores da megaprodução, filmada no Brasil, Argentina, Uruguai e Inglaterra com atores de 16 países.
Uma curiosidade apresentada foi a produção dos carros de Fórmula 1 usados na série. Foram construídas 22 réplicas em uma indústria na Argentina. E boa parte dos carros eram apenas chassis durante as gravações. As carenagens foram introduzidas digitalmente, na pós-produção.
A Netflix ainda anunciou na Rio2C a produção de seu primeiro doc reality, Nova Cena, uma competição (já gravada) de rap e trap, além de um documentário sobre o jogador Vini Jr.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.