Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNALISMO

Após um ano, CNN Brasil ganha data de lançamento; conheça os detalhes

Fotos: Divulgação/CNN Brasil

Evaristo Costa, Monalisa Perrone e Reinaldo Gottino em fotos posadas para divulgação da CNN Brasil

Evaristo Costa, Monalisa Perrone e Reinaldo Gottino serão apresentadores de programas da CNN Brasil

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 14/1/2020 - 10h56

Um ano depois de ter sido anunciada, a CNN Brasil finalmente ganhou data de estreia. Será em 9 de março, uma segunda-feira. Nesse dia, o mais rumoroso investimento em mídia dos últimos anos será apresentado para autoridades, anunciantes, jornalistas e publicitários em um evento para mil pessoas na Oca do Ibirapuera, em São Paulo.

O novo canal de notícias, já confirmado em pacotes da operadora Claro, entra no ar na mesma semana. Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil, ainda faz mistério sobre a data. Nos bastidores, especula-se que as transmissões começarão no mesmo dia 9, à noite, durante o evento, mas os programas e apresentadores só deverão estrear no dia seguinte.

Em comunicado divulgado na manhã desta terça-feira (14), a CNN Brasil informou que "o evento de lançamento contará com a presença de todos os apresentadores, comentaristas e repórteres contratados, além dos sócios proprietários e demais profissionais do canal".

"Na ocasião, a CNN vai revelar os detalhes de sua operação no país, o projeto editorial, os programas, telejornais, grade de programação e muitas outras novidades", informa o canal na nota.

A partir de hoje, serão disparados convites para as principais autoridades do país: os presidentes da República (Jair Bolsonaro), da Câmara (Rodrigo Maia), do Senado (Davi Alcolumbre) e do Supremo (Dias Toffoli). Os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde ficam as sedes do canal, também serão convidados de honra.

Licenciamento da marca americana, ou seja, com gestão e linha editorais independentes da Turner International, a CNN Brasil foi anunciada há exatamente um ano, em 14 de janeiro de 2019. O empreendimento do construtor Rubens Menin, dono da MRV, e de Douglas Tavolaro, ex-vice-presidente de Jornalismo da Record, surpreendeu o mercado, que passou a especular sobre a orientação do canal.

Inicialmente, a previsão era de estrear em outubro, mas atrasos na importação de equipamentos postergaram a novidade, o que gerou frustração entre profissionais.

As contratações vêm ocorrendo desde junho. As primeiras foram as dos ex-globais William Waack e Evaristo Costa. O ex-titular do Jornal da Globo terá um programa noturno, enquanto o ex-Jornal Hoje comandará semanalmente, diretamente de Londres, uma mistura de entretetimento com jornalismo.

Em agosto, a CNN Brasil deu demonstração de força ao tirar Monalisa Perrone do Hora 1, da Globo, para ancorar um telejornal no horário nobre. Em setembro, repetiu a dose atacando a Record, com a contratação de Reinaldo Gottino. O ex-titular do Balanço Geral mostrará uma outra faceta profissional, discutindo economia e política com convidados em uma atração diária vespertina.

A CNN Brasil já está funcionando em um prédio na avenida Paulista, ponto de manifestações populares em São Paulo. A Redação já está instalada, com centenas de profissionais trabalhando. Os estúdios devem ficar prontos na semana que vem. Deverão ser contratados 800 profissionais, dos quais 400 jornalistas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.