Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA GLOBO

Aposentada da Seleção, Formiga comenta Copa e abre espaço para jogadoras na TV

GLOBO/DANIELA TOVIANSKY

Imagem de Formiga de camisa branca

Formiga em evento para a imprensa; jogadora será a primeira a comentar Copa masculina na Globo

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 3/11/2022 - 6h25

Aposentada da Seleção Brasileira desde o fim dos Jogos Olímpicos em Tóquio (2020), Formiga será a primeira jogadora a comentar uma partida de futebol masculino na Globo. Para ela, a novidade que acontecerá durante a Copa do Mundo Fifa 2022 abrirá espaço para outras atletas no futuro.

"As mulheres estão ocupando um lugar que já era para ser nosso há muitos anos, né? Eu espero que não pare por aqui. Isso só reforça o meu desejo de continuar buscando esse espaço para as mulheres", declara ela em conversa com o Notícias da TV

A atleta de 44 anos, que ainda está na ativa e defende a camisa do São Paulo, já trabalhou como comentarista no SporTV antes, mas apenas em jogos femininos, como amistosos e Copa América. "A minha vida inteira foi um desafio, esse é mais um. Aceitei porque eu sei que eu sou capaz", afirma.

Formiga acredita que esse pode ser um caminho para as atletas que se sentem "perdidas" com o fim da carreira nos gramados. "O que as mulheres vão fazer após jogar futebol? Não tem outra profissão, não tem espaço para mulheres em nada. Mas agora, sim, tem espaço e todos estão vendo", comemora ela, ao citar também a participação de Cristiane Roseira como comentarista na Copa ao seu lado.

A futebolista já teve seus jogos comentados por ex-jogadores, e agora que os papeis se inverteram, ela avisou que adotará uma estratégia parecida com a de Hernanes, que também fará sua estreia como comentarista na Copa, de tomar cuidado com o tom dos comentários.

"Tem que ter aquele cuidado para não ofender ninguém, nem quem está lá dentro do campo, nem que está aqui fora. Às vezes, a gente pode acabar ferindo as pessoas com palavras", pondera. "Eu estou aprendendo aos poucos, mas espero chegar no nível dessa mulherada que já está aí", completa, referindo-se a nomes como Renata Silveira e Ana Thaís Matos.

Exaltada por Galvão

"Você é um espetáculo, você é um exemplo, você é um símbolo do futebol brasileiro", é com essas palavras que Galvão Bueno recebe Formiga na equipe de transmissão da Globo. O narrador ainda ressalta que isso deveria ter acontecido há muito tempo, reforçando a declaração da jogadora.

Vou colocar uma lenhazinha em uma fogueira que estava meio apagada para que outras meninas acreditem que o futebol feminino tem capacidade de estar em outras áreas.

A jogadora ainda se emocionou ao comentar o que essa nova experiência, com um alcance enorme, significa na carreira dela. "Fico feliz por representar todas essas mulheres nesse evento, nessa cobertura de Copa do Mundo. E espero, sinceramente, que essa representatividade cresça, que as mulheres tenham espaço", declara.

"Essa é uma bandeira que eu levanto, carrego e balanço até o último dia da minha vida: representar todas as mulheres em todas as áreas", promete ela.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.