Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEU LUGAR NO MUNDO

Walcyr Carrasco explora trauma como inspiração para história inédita

REPRODUÇÃO/TV CULTURA

Walcyr Carrasco em entrevista no Persona em Foco, na TV Cultura

Longe da TV desde 2019, Walcyr Carrasco desenvolve nova novela na Globo após lançar livro

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 10/7/2022 - 6h35

Walcyr Carrasco encarou o desafio de abordar um tema denso em Meu Lugar no Mundo. O autor usou uma trágica experiência pessoal para falar de suicídio e das descobertas da adolescência em seu novo livro infantojuvenil. Após o lançamento da obra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o dramaturgo já trabalha em sua próxima novela, mas guarda segredo dos detalhes da trama.

"No meu passado distante eu tive a história de um amigo que se matou, e essa memória permaneceu, mas eu não conto a história dele. Estudei bastante sobre depressão e suicídio para entender qual era o processo da abordagem e deixei emoção me tomar. É um processo intuitivo. O que a gente estudou vem para dentro da gente, e a emoção passa a falar mais alto", conta ele ao Notícias da TV.

O escritor não costuma se prender a técnicas para separar trabalhos como os livros e novelas. As ideias simplesmente surgem. "Isso já acontece desse jeito mais intuitivo. Eu durmo bem, e em geral tenho essas ideias à noite, quando vou escrever. O escrever é algo que eu faço intuitivamente e com muito prazer, então quando eu entro no projeto, entro no coração, e aí vai. Agora estou desenvolvendo uma novela", entrega.

Quem conhece o escritor apenas da televisão pode não saber que ele tem mais de 50 obras na literatura infantojuvenil. Assim como na dramaturgia, os livros que dialogam com os jovens requerem atenção redobrada na linguagem e métodos de abordagem. Apesar de o livro já sair "com a cara que tem que ter", como dita ele, a linguagem é mais simples e menos rebuscada.

"Todo vocabulário a gente procura fazer adequado, mas é um trabalho sério. Você precisa entender como funciona, o que está no universo da criança, o que vai sair desse universo dela. É um trabalho sério, e para o adulto a linguagem é mais solta, você pode escrever o que você quiser", explica.

As pessoas têm suas vidas e suas histórias, e as crianças também têm histórias terríveis com as quais elas lidam. Então esse temas profundos e fortes, quando são debatidos, estamos usando a realidade das crianças, que já ouviram falar do assunto. É bom falar com elas, para que assim possam formar uma opinião a respeito e não agirem por impulso.

Aos 70 anos, Carrasco vem de uma geração com costumes totalmente diferentes daqueles dos jovens de hoje, mas dialoga bem com qualquer público. Para o jornalista, a tecnologia e a literatura são aliadas.

"Eu acho que atualmente existem muitas possibilidades, porque o mundo em que a gente vive é muito rico de informação, de possibilidade, de carreiras... E esse mundo rico é bom porque oferece muitas possibilidades, mas às vezes confunde. Você não sabe muito bem o que escolher. Então eu acho que cada vez mais os jovens têm se informado de tudo que podem para escolherem com mais tranquilidade", reflete.

TUDO SOBRE

Walcyr Carrasco


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.