RETINOBLASTOMA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O jornalista Tiago Leifert em entrevista ao Fantástico desse domingo (30): alerta para os pais
Tiago Leifert fez um apelo aos pais ao revelar que descobriu o retinoblastoma, um tipo de câncer raro nos olhos, na filha Lua já em uma situação limite. O jornalista explicou que o tumor já havia atingido o tamanho máximo quando ele e a mulher Daiana Garbin procuraram por ajuda médica. "Foi nos acréscimos", alertou.
O apresentador deu detalhes sobre o diagnóstico como forma de chamar a atenção de outros responsáveis para a doença no Fantástico deste domingo (30):
A gente teve muita sorte. Quando eu oro, e peço a cura dela, tenho muito a agradecer. A pressão no olho já estava alta, e ela corria seríssimo risco. Quando os médicos descartaram a metástase, a gente ficou muito feliz. Uma semana a mais e nós estaríamos em outro tom nessa entrevista.
O casal nunca tinha ouvido falar sobre a doença, e os sintomas de Lua eram muito sutis. "Ela é muito feliz, sapeca. Se dependesse dela, a gente nunca perceberia nela. Aparentemente ela enxerga tudo", acrescentou Daiana.
Leifert só notou que havia um problema depois de uma viagem à trabalho ao Rio de Janeiro, onde se dedicava às gravações do The Voice Brasil:
Eu a peguei no berço para brincar e notei que ela não me olhou nos olhos, mas meio de lado. Fui para frente do espelho e vi o olhinho dela fazendo um movimento irregular. Perguntei até se ela havia batido a cabeça. Então eu vi, na luz, um reflexo como uma bola de gude no fundo da pupila.
Daiana afirmou que, a princípio, achou que se tratava apenas de uma impressão do marido, mas marcou uma consulta para o dia seguinte. "O oftalmologista falou que não era bom e que tínhamos de ir logo a um especialista porque era um tumor", relembrou.
"Não havia nenhum sinal de dor, nenhum incômodo. Ela estava começando a dar os primeiros passados. A gente nunca ia imaginar", completou a escritora.
Leifert deixou claro que não tinha condições de se concentrar no trabalho diante da doença da filha:
Eu descobri na véspera da gravação da segunda fase do The Voice. Eu ia embarcar com elas no dia seguinte. Eu liguei para o Boninho e falei que havia um problema. Eu conheci a escuridão. Não tinha a menor condição de trabalhar.
Daiana ainda detalhou que Lua já fez quatro sessões de quimioterapia intra-arterial, em que a medição é levada direto para o olho. "Por isso que não tem tantos efeitos colaterais. A gente não sabe quantas mais serão necessárias, mas temos fé na cura", emendou.
Eles também fizeram um pacto de não chorar na frente da criança. "O fato dela não saber o que está acontecendo é o que nos dá força, porque é muito ativa", concluiu a youtuber.
Assista a um trecho da entrevista de Leifert e Daiana ao Fantástico:
Tiago Leifert conta detalhes do diagnóstico de retinoblastoma da filha Lua, de 1 ano e 3 meses: 'Conheci a escuridão'. Veja a entrevista completa em: https://t.co/r5wzeFtYLU#Fantásticopic.twitter.com/21vyU8TrZC
— Fantástico (@showdavida) January 31, 2022
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.