Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GALÃ DA GLOBO

Quem foi Lauro Corona? Ator fez Elas por Elas e ficou recluso antes de morrer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lauro Corona interpretou Gil em Elas por Elas (1982)

Lauro Corona interpretou Gil em Elas por Elas (1982); ator morreu de Aids aos 32 anos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 16/10/2023 - 16h44

O nome de Lauro Corona (1957-1989) está entre os termos mais comentados do X --antigo Twitter-- nesta segunda-feira (16). Alguns se lembram da beleza do ator que morreu aos 32 anos, no auge do sucesso, enquanto os mais jovens nunca souberam da existência dele e se surpreenderam com a semelhança entre o galã e o cantor Cazuza (1958-1990).

A principal de ligação de Corona com os dias atuais é que ele fez parte do elenco da versão original de Elas por Elas (1982), que ganhou um remake na Globo. Na história, ele interpretava Gil, que na nova montagem virou Giovanni, vivido por Filipe Bragança.

O galã também se destacou em tramas como Baila Comigo (1981), Corpo a Corpo (1984) e Direito de Amar (1987), e como apresentador do programa Globo de Ouro (1985). Chegou a ser líder entre os atores que recebiam cartas de fãs na emissora. 

Nos anos 1980, Corona contraiu o vírus HIV. Ele estava no ar na novela Vida Nova (1988), da Globo, quando as complicações relacionadas à Aids impediram seu desempenho no trabalho. 

Com a saúde debilitada, Lauro Corona não conseguiu seguir até o fim da novela --ele não falava que tinha Aids, pediu afastamento por estafa. O personagem dele foi retirado da trama com a explicação de que havia partido para uma viagem sem volta. 

De acordo com reportagens da época, o ator se isolou num sítio no interior de São Paulo, com alguma expectativa de que pudesse melhorar e voltar para as cenas finais de Vida Nova, mas Corona morreu em 20 de julho de 1989, dois meses após o fim da novela.

O atestado de óbito dele incluía problemas como infecção respiratória, septicemia, doenças oportunistas, miocardite, insuficiência renal e hemorragia digestiva alta. 

Benedito Ruy Barbosa, autor de O Rei do Gado (1996) e também de Vida Nova, sofreu com a falta do ator na novela. "Perdi muito com isso, não vale nem a pena comentar", disse em entrevista ao jornal O Dia em abril de 1989.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.