Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO EM HOLLYWOOD

Primeiro ator negro a vencer o Oscar, Sidney Poitier morre aos 94 anos

Divulgação/Columbia Pictures

Sidney Poitier em Adivinhe Quem Vem Para Jantar

Sidney Poitier em Adivinhe Quem Vem Para Jantar; ícone do cinema morreu aos 94 anos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/1/2022 - 13h44

Sidney Poitier, ícone do cinema norte-americano e primeiro ator negro a vencer o Oscar de melhor ator, morreu nesta sexta-feira (7), aos 94 anos. A informação foi confirmada por Fred Mitchell, ministro das Relações Exteriores das Bahamas, local onde o astro viveu seus últimos momentos. A causa da morte não foi revelada.

Indicado a dois Oscars e vencedor de uma estatueta dourada, Poitier se destacou como ator, diretor e ativista dos direitos humanos para a população negra dos Estados Unidos e do resto do mundo. Em 2002, ele recebeu o prêmio honorário da Academia por sua contribuição às artes e ao cinema.

O astro se tornou o primeiro ator negro a vencer o Oscar em 1964, por seu trabalho em Uma Voz nas Sombras (1963). Ele já havia sido indicado na categoria de melhor ator por Acorrentados (1958).

Poitier se tornou uma das figuras mais emblemáticas de Hollywood após trabalhar em clássicos como No Calor da Noite (1967), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967), O Sol Tornará a Brilhar (1961) e Ao Mestre, Com Carinho (1967). Com a fama, o ator se destacou como defensor dos direitos humanos, igualdade racial e dignidade humana.

Sua contribuição ao cinema o colocou como o primeiro ator negro a figurar entre os principais ídolos de Hollywood e ajudou a moldar a visão dos artistas negros em produções cinematográficas nos anos 1950 e 1960. Antes reproduzidos como figuras estereotipadas, os personagens afro-americanos passaram a ganhar destaque e profundidade.

"Fiz filmes quando o único outro negro no local era o engraxate --como era o caso na MGM. Eu era o único cara preto na turma", contou o ator à revista Newsweek em entrevista publicada em 1988.

Nascido em Miami, em 1927, Poitier foi criado na região das Bahamas, no Caribe, e se mudou para Nova York aos 15 anos. Ele se formou como ator na companhia North American Negro Theatre (Teatro Negro Norte-Americano, em tradução livre) e fez a sua estreia em filmes em 1948 --foram mais de 40 títulos em toda a sua carreira.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.