Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FILHO ENCOSTADO

O que Tuco, de A Grande Família, faria na quarentena? Lucio Mauro Filho revela

Divulgação/Globo

Lucio Mauro Filho caracterizado como o personagem Tuco na última temporada de A Grande Família, em 2014

Lucio Mauro Filho caracterizado como o personagem Tuco na última temporada de A Grande Família, em 2014

FERNANDA LOPES

Publicado em 27/4/2020 - 5h06

Há seis anos, A Grande Família (2001-2014) estreava sua última temporada na Globo, após 13 anos de sucesso no ar. Os personagens viraram parte da cultura popular do Brasil, e até hoje os atores que os interpretaram são reconhecidos por esses papéis. Isso acontece com Lucio Mauro Filho. Eterno Tuco, ele imagina como o personagem estaria hoje, em tempos de pandemia de coronavírus (Covid-19) e de quarentena.

"Pro Tuco a pandemia não mudaria nada na vida dele. Tuco vive numa eterna quarentena", diz o ator, aos risos. Ele faz referência ao fato de Tuco ser o filho encostado de Nenê (Marieta Severo) e Lineu (Marco Nanini), que quase nunca tinha emprego fixo, dependia dos pais, morava com eles e não gostava de ter trabalho.

Até hoje, mesmo após fazer quatro outros personagens na Globo, Lucio Mauro Filho ainda é reconhecido por A Grande Família e chamado de Tuco pelos telespectadores. Ele diz não se incomodar, pelo contrário.

"Fazer parte da vida audiovisual das pessoas, da memória afetiva das pessoas com um personagem tao icônico, de uma familia tão icônica, de um programa tão icônico, pra mim é motivo de orgulho. Serei eternamente Tuquinho. Eu adoro quando as pessoas me reconhecem pelos personagens, é reconhecimento de um trabalho. Tenho saudade da minha turma de A Grande Família, a convivência era incrível", lembra.

Hoje, no entanto, o ator diz que as novas gerações também o reconhecem como Mario de Bom Sucesso (2019) e como Roney, personagem que está no ar no momento, na reprise de Malhação - Viva a Diferença (2017). Lucio Mauro Filho viveu um ex-cantor famoso que é o pai de uma das meninas protagonistas e se torna avô do filho dela, nascido no primeiro capítulo.

Segundo ele, o personagem foi um divisor de águas em sua carreira. "Eu estava trabalhando havia quase 16 anos na linha de show, fazendo comédia, sitcom. Ficava sempre esse gostinho de fazer novela, meus parceiros sempre esperando o Lucinho ficar liberado pra fazer novela. A gente nunca imagina que um programa vai ficar 13 anos em cartaz, como foi A Grande Família. Depois desse tempo, eu estava ali finalmente à disposição e louco pra fazer uma novela. E veio Malhação", lembra.

Os atores mais jovens, novatos na TV, costumam dizer que atuar na novela teen é como se fosse uma escola. Para Lucio Mauro Filho, que entrou para o elenco aos 42 anos, o sentimento foi o mesmo.

"O Roney impactou muito na minha vida, e como legado ele me deixou preparado pra fazer novelas, pra fazer esse tipo de gênero que eu não tinha quase experiência nenhuma. O legado dele é importantíssimo. O sucesso do Mario em Bom Sucesso, obviamente eu credito uma boa parte a essa experiência como Roney", afirma.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros

Listen to "#11: Quem matou Max e nudes em Êta Mundo Bom: Vale a Pena Ver de Novo mesmo!" on Spreaker.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.