Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

RECONHECIMENTO

Maior atriz da dramaturgia nacional, Fernanda Montenegro vira imortal; entenda

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem de Fernanda Montenegro como Dona Gilda na série Amor e Sorte

Fernanda Montenegro como Dona Gilda em Amor e Sorte (2020); atriz conquistou reconhecimento

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/10/2021 - 22h50

Maior atriz da história da dramaturgia nacional, Fernanda Montenegro será a próxima imortal da Academia Brasileira de Letras. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (7), a veterana de 91 anos tomará posse da cadeira 17 da instituição em março de 2022.

Em um gesto simbólico, ninguém se inscreveu na disputa conta a atriz pela vaga. Como as inscrições foram encerradas, a vitória já foi conquistada e será divulgada oficialmente em 4 de novembro. As informações são da coluna Veja Gente, da revista Veja.

A cadeira 17 já foi ocupada por acadêmicos como Roquette-Pinto (1884-1954), considerado o pai da radiodifusão no Brasil, e os diplomatas Antonio Houaiss (1915-1999) e Affonso Arinos de Mello Franco (1930-2020).

Fernanda Montenegro conta com mais de 70 anos de carreira e é a única brasileira a ser indicada ao Oscar na categoria de melhor atriz. Ela também foi a primeira brasileira a conquistar o Emmy Internacional de atuação por seu trabalho no especial Doce de Mãe (2012).

Seus papéis mais recentes na televisão foram como a personagem Dona Gilda na série Amor e Sorte (2020) e no especial de Natal Gilda, Lúcia e o Bode (2020).

Prêmio NTV Melhores do ano


Leia também

Enquete

Qual foi o melhor telejornal ou programa jornalístico do ano?

Web Stories

+
Divórcio, tragédia e treta: 5 notícias que peões de A Fazenda 13 não sabemJuan Paiva rouba a cena em Um Lugar ao Sol; conheça a história do atorGui Araujo deixa A Fazenda 13 após expor lado prepotente e preconceituoso; relembreDe série na Netflix a aposentadoria: Por onde anda o elenco de O Cravo e a Rosa?Vladimir Brichta contracena com a filha em Quanto Mais Vida, Melhor; veja outros casos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas