Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EX-COLEGAS NA GLOBO

José de Abreu denuncia Cassia Kis ao MP por LGBTfobia: 'Crime contra a sociedade'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José de Abreu e Cassia Kis estão lado a lado em cena de O Rebu (2014)

José de Abreu e Cassia Kis contracenaram em O Rebu (2014); ator fez denúncia contra ex-colega

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 16/11/2022 - 7h33

Pai de uma mulher transexual, José de Abreu entrou com uma notícia-crime no Ministério Público Federal contra Cassia Kis após as declarações homofóbicas da atriz. O ator ainda afirmou que a ex-colega de trabalho está "completamente descompensada". "É um crime contra a sociedade", disparou o intérprete de Tertúlio em Mar do Sertão.

"Fiquei muito chocado, triste com o que a Cassia falou, porque tenho uma preocupação grande com a minha filha. Ela mora na Califórnia, que é um local superaberto, mas, quando vem pra cá, fico bastante tenso, porque o Brasil é o país que mais mata trans", afirmou o ator sobre a caçula, Bia.

O veterano integra três ações coletivas contra a artista apoiadora de Jair Bolsonaro (PL) e é um dos autores das representações em conjunto com Paula Dalaio, psicóloga de São Paulo, e de instituições como Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), Grupo de Advogados Pela Diversidade Sexual e de Gênero e ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos).

Desde o mês passado, Cassia Kis tem sido alvo de críticas por conta de declarações homofóbicas em entrevista para Leda Nagle no YouTube. "Não existe mais homem e mulher, mas mulher com mulher e homem com homem,  e homem com homem não dá filho, nem mulher com mulher. Como a gente vai fazer?", disparou a artista. Além disso, ela tem participado das manifestações antidemocráticas após a derrota de Bolsonaro nas eleições.

"O Supremo Tribunal Federal considera crime de homofobia igual ao de racismo, então, é um crime contra a sociedade. Não é contra um indivíduo, é contra um monte de pessoas", declarou Abreu, que está sendo representado pela advogada Luanda Pires, especialista em Direito Antidiscriminatório e presidenta da Associação Brasileira de Mulheres LBTIs, em São Paulo.

"Entramos com uma representação no Ministério Público Federal. Uma notícia-crime. A gente avisa ao Ministério Público da ocorrência do crime para ele apurar e, após investigação preliminar, propor uma ação penal em desfavor da Cassia em razão do crime de LGBTfobia. Além disso, na parte Cível propomos uma ação civil coletiva, pedindo uma indenização, cujo valor vai ser revertido à população LGBTQIA+. E, na Via Administrativa, ingressamos na Secretária de Justiça de São Paulo, com uma denúncia pelos mesmos fundamentos, por cometer LGBTfobia", explicou Luanda.

Filha de Daniela Mercury e Malu Verçosa, Márcia Verçosa de Sá Mercury também já entrou com uma representação criminal no Ministério Público contra Cassia Kis pelo crime de LGBTfobia.

Ator da Globo detona Cassia Kis

José de Abreu ainda criticou a visão da ex-colega sobre família: "Ela fala família perfeita. Mas assim, relações com dois homens, duas mulheres, trisal, também são família. Eu tenho filho com três ex-mulheres. Quando junta todo mundo, são 12, 15 pessoas. E todos se dão superbem. Isso não é uma família? É óbvio que é uma família. Ela foi casada quantas vezes? Ela não junta os pais dos filhos dela em uma confraternização? Ou é só ela com os filhos, não fala mais com os pais deles? Qual família é a dela?".

Lutamos contra várias fobias, e aí uma estrela do tamanho dela da novela das nove, fala o que ela disse. Isso atrasa a cabeça das pessoas. 'Ah, viu o que a Cassia Kis falou, que gay acaba com a família, eles não vão poder fazer filho, vão acabar com a civilização'. É uma loucura o que essa mulher está fazendo, um negócio de doido, porque os gays que adotam, adotam filhos de quem? De famílias que não querem cuidar ou de mães solteiras. Então, é uma doideira. Ela é completamente descompensada"

"Não sei qual é o percentual, mas trabalho em um ambiente onde a grande maioria é gay, lésbica, enfim, LGBT. Aí vem a Cassia Kis com mais de 40 anos de carreira e fala isso! As pessoas ficaram espantadas, porque não esperavam isso de uma colega. A Globo, inclusive, vem trabalhando com uma inserção incrível contra todos os tipos de preconceito, abrangendo muito o seu quadro. Todos os departamentos estão envolvidos", ressaltou Abreu ao site da jornalista Heloisa Tolipan.

Após a repercussão negativa das falas de Cassia, a Globo emitiu uma nota e afirmou que "tem um firme compromisso com a diversidade e a inclusão e repudia qualquer forma de discriminação".

"Está todo mundo falando que está um ambiente horrível na novela dela. Eu imagino", comentou o ator, que trabalhou com Cassia em Porto dos Milagres (2001), O Rebu (2014) e Os Dias Eram Assim (2017). "No Porto dos Milagres, a relação foi muito difícil, não só comigo, mas com todo mundo. A impressão que a gente tinha é que ela criava um ambiente de ódio contra ela, que era a maneira dela aparecer", disparou ele.

No último final de semana, Cassia publicou um texto na Folha de S.Paulo para se defender dos ataques. No espaço concedido a ela pelo jornal, a atriz afirmou que tem sido alvo de mentiras, de assédio moral e muita pressão. "Não sou nem nunca fui homofóbica; sou no máximo mentirofóbica e idiotofóbica", escreveu a intérprete de Cidália em Travessia.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.