Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ícone da música brasileira, Erasmo Carlos morre aos 81 anos

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Erasmo Carlos morreu aos 81 anos

Erasmo Carlos morreu aos 81 anos; ícone da música brasileira estava internado no Rio de Janeiro

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/11/2022 - 13h16
Atualizado em 22/11/2022 - 14h15

Ícone da música brasileira, Erasmo Carlos morreu aos 81 anos, nesta terça-feira (22). Ele estava internado no Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro. A causa ainda não foi confirmada. Diretor da Globo, J.B. de Oliveira, o Boninho, foi um dos primeiros a lamentar a morte e publicou uma mensagem de despedida ao amigo ainda no início da tarde.

"Meu adeus ao querido Tremendão. Erasmo leva seu sorriso e o rock para o Céu! Saudades", escreveu o chefão do Big Brother Brasil, no Instagram.

Erasmo foi o principal parceiro de composições de Roberto Carlos. É Preciso Saber Viver, Além do Horizonte, Emoções, Detalhes, Nossa Senhora, Gatinha Manhosa, Se Você Pensa, As Curvas da Estrada de Santos, Olha e Jesus Cristo foram algumas das canções que os amigos fizeram juntos.

Problemas de saúde

O Tremendão estava intubado em estado grave no hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, desde segunda (21). O cantor esteve internado no mesmo local em outubro, mas havia recebido alta após duas semanas de tratamento de uma síndrome edemigênica (excesso de líquido preso nos tecidos do corpo).

Assim que deixou o hospital, ele brincou sobre os boatos de que teria morrido. "Ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes", publicou ele na ocasião.

Casado desde 2019 com a pedagoga Fernanda Passos, de 31 anos, eles estavam juntos havia nove anos. O cantor deixa dois filhos de uma união anterior: Gil Eduardo Esteves e Leonardo Esteves; Carlos Alexandre Esteves, filho do meio do Tremendão, morreu em 2014 aos 40 anos, após sofrer um acidente de moto.

Carreira do eterno Tremendão

Amigo de Tim Maia (1942-1998) desde a adolescência, Erasmo montou a banda The Sputniks em 1957 ao lado do colega e de Arlênio Lívio (1942-2003), Wellington Oliveira e Roberto Carlos. Uma briga entre o rei e Tim colocou fim no grupo. No ano seguinte, integrou a banda The Snakes com Lívio, José Roberto e Edson Trindade.

Na década de 1960, Erasmo Carlos chegou a ser acusado de corrupção de menores, mas acabou inocentado. Sua carreira esteve num momento de turbulência, que durou até o começo de 1970, quando surgiu com um estilo de música hippie, diferente da Jovem Guarda. Em De Noite na Cama, uma de suas composições, o cantor fez ode à maconha.

Um de seus trabalhos de maior sucesso foi o Erasmo Convida, disco em que gravou com grandes nomes da MPB como Nara Leão (1942-1989), Maria Bethânia, Gal Costa (1945-2022), Wanderléa, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Ben, Caetano Veloso e Roberto Carlos.

Despedida de Erasmo Carlos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marcelo Freixo (PSB), Walcyr Carrasco, Sâmia Bonfim (PSOL), Fafá de Belém, Flávio Venturini e outras personalidades deram adeus ao cantor da Jovem Guarda. Nas redes sociais, o presidente eleito foi um dos primeiros a deixar uma mensagem de apoio.

"Um compositor de extremo talento, autor de muitas das canções que mais emocionaram brasileiros nas últimas décadas. Tremendão, amigo de fé, irmão camarada, cantou amores, a força da mulher e a preocupação com o meio ambiente", tuitou Lula. 

"Ele era (é, e sempre será) um gigante, em todos os sentidos. Erasmo era um um dos gênios da nossa música. O doce rebelde, um menino roqueiro. Com Roberto, formou a dupla mais consistente que nós pudemos ver até hoje. Sua música transversal alcançou todos os públicos, e várias gerações. No dia do músico, um dos grandes se vai. Sua obra fica, a saudade fica", desabafou Fafá no Instagram.

Confira abaixo a despedida de Erasmo Carlos:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.