LUTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Isabel Salgado em entrevista ao Jorna Hoje; ex-jogadora de vôlei morreu aos 62 anos
A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado morreu na manhã desta quarta-feira (16) aos 62 anos. A ex-atleta, que foi uma das pioneiras da modalidade, estava internada em São Paulo após ser acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), doença considerada rara. A morte foi confirmada por amigos próximos.
Nos últimos meses, a ex-jogadora se dedicou à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as eleições. Isabel chegou a ser indicada para integrar a equipe de transição da pasta esportiva do presidente eleito na última segunda-feira (14).
Isabel nasceu no Rio de Janeiro e foi revelada no vôlei durante os anos 1970 pelo Flamengo, time pelo qual foi bicampeã brasileira. A atleta chegou no auge da carreira nos anos 1980, quando se tornou a primeira brasileira a jogar na Europa, em times italianos.
A jogadora fez parte da Seleção Brasileira Feminina de vôlei como ponteira e participou dos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles, mas não alcançou o título.
Dentre os títulos da atleta pela Seleção estão uma medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 1979 e uma medalha de ouro do Campeonato Sul-Americano de Voleibol Feminino Sub-20 de 1976.
Depois de encerrar a carreira nas quadras, Isabel passou a jogar vôlei de praia, esporte do qual também foi uma das pioneiras, e fez dupla com Jackie Silva, que integrou a Seleção com ela.
No mundial do vôlei de praia, a atleta acumulou uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze entre 1993 e 1994. Ao se aposentar de vez dos jogos, virou treinadora. Na televisão, participou da terceira temporada do The Ultimate Fighter: Brasil, reality de MMA norte-americano exibido pela Globo.
Isabel é mãe de Maria Clara, Carolina Solberg e Pedro Solberg, também jogadores de vôlei de praia --as meninas chegaram a ser treinadas por ela. Os dois últimos são frutos do casamento com o cineasta Ruy Solberg. A atleta também deixou a filha Pilar Salgado, de pai desconhecido, e o filho Alison Salgado, adotado por ela aos 14 anos em 2015.
A ex-jogadora e comentarista de vôlei da Globo, Fabi Alvim chorou ao falar sobre Isabel, de quem era amiga pessoal, ao vivo durante o Encontro. "Foi inesperado. Isabel foi uma pessoa muito importante na minha vida, no início de carreira. Eu tive o privilégio de conviver com ela", declarou.
"Muito do que eu sou, do que eu penso, vem da convivência com a Isabel. Uma mulher à frente do tempo desde o início. Está bastante difícil estar aqui, eu aceitei porque a Isabel merece ser lembrada", se emocionou Fabi.
Outras ex-atletas também lamentaram a morte de Isabel através das redes sociais. "Perda irreparável", resumiu Ana Moser. "Isabel foi uma mulher muito especial", declarou a ex-nadadora Joanna Maranhão.
Lula, que queria a atleta na equipe de transição, também se manifestou. "Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Meus sentimentos e solidariedade", lamentou o presidente eleito.
Famosos como Poliana Abritta, Lúcia Veríssimo, Teresa Cristina, Anderson Muller, Mouhamed Harfouch, Henrique Diaz, Fernanda Paes Leme, Pedro Bial, Astrid Fontenelle e Mônica Martelli também homenagearam a ex-jogadora.
Confira abaixo:
Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto.
— Ana Moser (@anabmoser) November 16, 2022
https://t.co/8UL6em2FMu
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) November 16, 2022
Que perda! Sentimentos a toda família! 💔 Isabel foi uma mulher muito especial! Lutadora! Querida!
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
📸: @ricardostuckertpic.twitter.com/7M0c75PzLC
Que tristeza a partida precoce da Isabel do vôlei! Uma baita atleta e uma cidadã incrível! Meus sentimentos a família e aos amigos ❤️
— Fê Paes Leme (@FePaesLeme) November 16, 2022
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Obituários
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.