Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado morre aos 62 anos de síndrome rara

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Isabel Salgado de camisa branca estampada

Isabel Salgado em entrevista ao Jorna Hoje; ex-jogadora de vôlei morreu aos 62 anos

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 16/11/2022 - 10h16
Atualizado em 16/11/2022 - 11h11

A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado morreu na manhã desta quarta-feira (16) aos 62 anos. A ex-atleta, que foi uma das pioneiras da modalidade, estava internada em São Paulo após ser acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), doença considerada rara. A morte foi confirmada por amigos próximos.

Nos últimos meses, a ex-jogadora se dedicou à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as eleições. Isabel chegou a ser indicada para integrar a equipe de transição da pasta esportiva do presidente eleito na última segunda-feira (14).

Isabel nasceu no Rio de Janeiro e foi revelada no vôlei durante os anos 1970 pelo Flamengo, time pelo qual foi bicampeã brasileira. A atleta chegou no auge da carreira nos anos 1980, quando se tornou a primeira brasileira a jogar na Europa, em times italianos.

A jogadora fez parte da Seleção Brasileira Feminina de vôlei como ponteira e participou dos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles, mas não alcançou o título.

Dentre os títulos da atleta pela Seleção estão uma medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 1979 e uma medalha de ouro do Campeonato Sul-Americano de Voleibol Feminino Sub-20 de 1976.

Depois de encerrar a carreira nas quadras, Isabel passou a jogar vôlei de praia, esporte do qual também foi uma das pioneiras, e fez dupla com Jackie Silva, que integrou a Seleção com ela.

No mundial do vôlei de praia, a atleta acumulou uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze entre 1993 e 1994. Ao se aposentar de vez dos jogos, virou treinadora. Na televisão, participou da terceira temporada do The Ultimate Fighter: Brasil, reality de MMA norte-americano exibido pela Globo.

Isabel é mãe de Maria Clara, Carolina Solberg e Pedro Solberg, também jogadores de vôlei de praia --as meninas chegaram a ser treinadas por ela. Os dois últimos são frutos do casamento com o cineasta Ruy Solberg. A atleta também deixou a filha Pilar Salgado, de pai desconhecido, e o filho Alison Salgado, adotado por ela aos 14 anos em 2015.

Famosos lamentam

A ex-jogadora e comentarista de vôlei da Globo, Fabi Alvim chorou ao falar sobre Isabel, de quem era amiga pessoal, ao vivo durante o Encontro. "Foi inesperado. Isabel foi uma pessoa muito importante na minha vida, no início de carreira. Eu tive o privilégio de conviver com ela", declarou. 

"Muito do que eu sou, do que eu penso, vem da convivência com a Isabel. Uma mulher à frente do tempo desde o início. Está bastante difícil estar aqui, eu aceitei porque a Isabel merece ser lembrada", se emocionou Fabi.

Outras ex-atletas também lamentaram a morte de Isabel através das redes sociais. "Perda irreparável", resumiu Ana Moser. "Isabel foi uma mulher muito especial", declarou a ex-nadadora Joanna Maranhão.

Lula, que queria a atleta na equipe de transição, também se manifestou. "Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Meus sentimentos e solidariedade", lamentou o presidente eleito.

Famosos como Poliana Abritta, Lúcia Veríssimo, Teresa Cristina, Anderson Muller, Mouhamed Harfouch, Henrique Diaz, Fernanda Paes Leme, Pedro Bial, Astrid Fontenelle e Mônica Martelli também homenagearam a ex-jogadora.

Confira abaixo:

View this post on Instagram

A post shared by Pedro Bial (@pedrobial)

TUDO SOBRE

Obituários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.