Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTENDA O CASO

Humilhação e rejeição: O que aconteceu entre RedeTV! e Tatá Werneck?

REPRODUÇÃO/GLOBO

Tatá Werneck caracterizada como Anely em Terra e Paixão

Tatá Werneck como Anely em Terra e Paixão; entenda o que aconteceu entre a atriz e a RedeTV!

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/11/2023 - 13h01

Em 2020, Tatá Werneck foi processada por fazer uma piada com a RedeTV!, e nesta semana ela voltou a provocar a emissora enquanto apresentava o Prêmio Multishow. A relação entre Tatá e a RedeTV! existe desde os anos 2000 e foi permeada por rejeição, deboche e críticas pesadas.

Em 2009, um ano antes de entrar para o elenco da MTV, a atriz fez um teste para o Pânico na TV (2003-2012). Na época, o programa ia ao ar pela RedeTV! e havia se tornado famoso por quadros de humor e memes. O teste de Tatá, no entanto, foi rejeitado pela equipe da atração.

"A gente fez um piloto de improviso --eu, o Paulinho Serra e o [Rodrigo] Capella. Não foi aprovado", contou ela em entrevista ao Pânico na Band (2012-2017). No podcast Ticaracaticast, o humorista Carioca falou sobre o que aconteceu na época.

"A Tatá não deu certo no Pânico. Ela fez teste e não passou. Eu não acredito em desperdício. Eu acho que, para ela, às vezes, seria uma coisa ruim. E ela ter seguido o caminho dela foi melhor. Tem gente que apresenta coisas que não funcionam em um determinado negócio", comentou.

Tatá Werneck nunca falou muito sobre sua tentativa de fazer parte do elenco do Pânico na TV, mas logo conseguiu espaço na MTV, onde ganhou grande visibilidade em programas como Quinta Categoria (2008-2011), Comédia MTV (2010-2012) e Trolalá (2012). Em 2013, a atriz foi para a Globo, emissora onde trabalha até hoje.

Processo da RedeTV!

Em 2020, quando apresentou o Prêmio Multishow, Tatá brincou que seu vestido tinha "o orçamento de uma grade do canal". A RedeTV! a processou por esta piada e pediu indenização de R$ 50 mil.

A defesa de Tatá usou como argumento no processo o fato de que o programa Pânico na TV, sucesso da emissora, se ancorava em humilhações e deboches sobre as pessoas para ter audiência.

A humorista (por meio de seus advogados) se apoiou no princípio de liberdade de expressão e argumentou que a emissora tem um longo histórico de fazer piadas com minorias e humilhar pessoas, comportamentos que de fato culminaram em processos judiciais perdidos na Justiça.

"Vale listar alguns dos absurdos praticados pelos integrantes do Pânico: ridicularizar deficientes físicos; humilhar anões, dando-lhes pancadas na cabeça; ofender homossexuais; invadir festas e comemorações para pôr os anfitriões e seus convidados em situações constrangedoras; erguer homens pelas suas cuecas com guindastes, despejar baratas em cima de transeuntes desavisados, etc", relatou a defesa da atriz no processo. 

A piada de Tatá debochava de problemas financeiros da RedeTV!. Os advogados também mencionaram que os próprios donos já falaram na mídia sobre dificuldades da emissora, como por exemplo os R$ 130 milhões penhorados e a venda da programação para igrejas, fatos citados por Carvalho em entrevista ao colunista Maurício Stycer.

A defesa foi esmiuçada em 400 páginas, e Tatá Werneck saiu vitoriosa do processo. Na edição do Prêmio Multishow deste ano, a humorista voltou a zoar a RedeTV! e aumentou a rusga com os donos da emissora.

"Eu fiz uma piada dizendo que o meu vestido tinha o mesmo valor da grade da RedeTV! e fui processada. Eu quero pedir desculpas e dizer que este ano eu vim com um vestido mais caro do que a grade, para a gente não ter esse problema", brincou ela.

A zoeira desagradou novamente Marcelo de Carvalho. "Acho lamentável uma profissional do mercado fazer chacota de mau gosto com relação a outra empresa, que emprega milhares de colaboradores que, como ela, merecem todo o respeito", postou ele na sexta (10), no X (antigo Twitter).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.