Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MELHORA CLÍNICA

Gabriel Luiz: Jornalista esfaqueado é extubado e conversa com familiares

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Gabriel Luiz em foto no Instagram: jornalista usa camisa preta e sorri para frente

Gabriel Luiz em foto no Instagram; jornalista da Globo apresentou melhora após ser esfaqueado

ERICK MATHEUS NERY E DANIELE AMORIM

daniele.amorim@noticiasdatv.com

Publicado em 16/4/2022 - 13h11

Repórter da Globo esfaqueado em Brasília, Gabriel Luiz foi extubado e conversou com familiares na manhã deste sábado (16). Há dois dias, o jornalista foi abordado por dois jovens quando caminhava perto de sua casa e sofreu diversos golpes no pescoço, no abdômen, no tórax e na perna. As autoridades tratam o caso como tentativa de latrocínio.

"Ele está bastante consciente, lúcido, bem orientado. Interage bastante conosco. Nós estamos bastante confiantes", afirmou o pai do repórter, Wilton Luiz, em entrevista ao G1.

Inicialmente, o repórter foi internado no Hospital de Base do Distrito Federal, onde passou por uma série de cirurgias durante a madrugada e na manhã de sexta (15). Após ser sedado, ele acabou transferido para um hospital particular de Brasília, onde segue internado e já obteve melhora clínica.

Investigação

A Polícia Civil afirmou que Gabriel foi vítima de uma tentativa de latrocínio, roubo seguido de morte. As autoridades já prenderam dois suspeitos que confessaram o envolvimento no crime. São eles: José Felipe Tunholi, de 19 anos, e um adolescente de 17 anos.

"Trata-se de uma tentativa de latrocínio. Isto restou notório também para nós e é importante a gente colocar aqui. Houve a subtração da carteira que havia valores em reais, muito provavelmente R$ 250. Descartando assim as outras linhas de investigação que apareceram ao longo do dia", disse o delegado da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), Petter Ranquetat, em entrevista à imprensa. 

De acordo com o delegado-adjunto da 3º DP, Douglas Fernandes, ambos disseram, em depoimento, que não conheciam a vítima e estavam sob o efeito de drogas quando realizaram o ataque. "Eles não conheciam a vítima, escolheram a esmo. Também descartaram o celular com medo de ser rastreado."

Ainda segundo a polícia, o celular e a carteira de Gabriel foram localizados próximo ao local do assalto. Um faca também foi apreendida. Ranquetat disse ainda que será realizada uma oitiva com Gabriel para confirmar a linha de investigação.

Segundo a repórter Sthefanny Loredo, da Globo do DF, o jovem de 19 anos teria esfaqueado Luiz, enquanto o adolescente segurava o contratado da Globo. "Para a polícia, ele [o menor] informou que ontem saiu com um comparsa para realizar roubos na região Sudoeste. Disse que a dupla viu Gabriel Luiz caminhando pelo local e o abordaram para tentar assaltá-lo. Gabriel teria reagido ao assalto e, por isso, a dupla esfaqueou o jornalista."

Repercussão

A Globo e diversas entidades ligadas à imprensa se manifestaram sobre o incidente envolvendo o jornalista Gabriel Luiz.

"A Globo lamenta profundamente o ocorrido. Está aguardando as investigações da polícia e prestando toda ajuda ao nosso repórter e aos familiares. A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível", disse a empresa, em nota.

"A Abraji vê com muita preocupação a violência grave sofrida pelo repórter Gabriel Luiz, da Globo, na quinta-feira (15), no Sudoeste, em Brasília. O jornalista foi atacado por dois homens que o agrediram com diversas facadas e fugiram", disse a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo pelo Twitter. 

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) também disse que "lamenta profundamente a tentativa de assassinato do repórter Gabriel Luiz" e reiterou que é "preciso uma averiguação criteriosa da motivação do crime, para que seja esclarecido se está vinculado ao exercício profissional". 

TUDO SOBRE

Globo

Jornalismo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.