Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TITI GAGLIASSO

Filha de Bruno Gagliasso vai receber mais de meio milhão por xingamentos racistas

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso ao lado dos filhos

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso ao lado dos filhos: Titi foi xingada de 'macaca' na internet

IVES FERRO e LI LACERDA

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 7/2/2024 - 18h19

Titi Gagliasso, filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, vai receber mais de R$ 500 mil de indenização por danos morais. A Justiça do Estado do Rio de Janeiro condenou a influenciadora Day McCarthy a pagar a retratação por chamar a menina de "macaca" em um vídeo no Instagram em 2017. Day irá recorrer da decisão na esfera cível, mas ainda poderá ser condenada criminalmente por racismo se for acusada pelo Ministério Público.

Notícias da TV teve acesso à sentença da indenização, proferida na terça-feira (6) e assinada pelo juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 32ª Vara Cível do Rio. Foi designado que a influenciadora deverá pagar R$ 180 mil pelos insultos, mas o advogado da família revelou à reportagem que o valor passará do meio milhão com juros e correção monetária.

Dayane Alcantara Couto de Andrade, chamada de Day McCarthy, foi julgada à revelia. Isso acontece quando um réu é comunicado oficialmente do processo, mas não se defende perante o juiz. Nos autos, Grandmasson descreve que foram feitas inúmeras tentativas de comunicação com Day, todas sem resposta. A brasileira vive fora do país.

Advogado da família Gagliasso, Alexandre Celano contou à reportagem que o próximo passo é a busca pela condenação criminal de Day por racismo, crime inafiançável e imprescritível perante a lei. "Caberá ao Ministério Público processá-la", resumiu o defensor.

No processo, o juiz diz que o vídeo e as falas de Day McCarthy na internet "evidenciam conteúdo racista e são inaceitáveis", além de serem "absolutamente abomináveis" por insinuarem uma "verdadeira perpetuação das ofensas" e "renovar o sofrimento das vítimas envolvidas".

O que diz Day McCarthy?

Após a notícia de sua condenação na esfera cível, Day McCarthy publicou Stories no Instagram para debochar da decisão da Justiça do Rio de Janeiro. Ela fingiu desenvolver um rap para criticar quem a processou.

"Estou condenada na esfera cível e não tenho nada a dizer, pois eu mandei até o juiz se f*der, pois eu não devo nada a vocês. Estou escrevendo uns raps maneiros para vocês, semana que vem eu vou gravar", ironizou a socialite.

Notícias da TV procurou Gil Ortuzal, advogado que representa Day na esfera criminal. Apesar de a Justiça ter nomeado um curador para representá-la no processo cível, ele informou que irá assumir a defesa e que sua cliente recorrerá da decisão.

A ação criminal movida contra Day está na fase em que são apresentadas as alegações. Ortuzal explicou que a influenciadora já apresentou sua defesa (resposta e acusação). Na sequência, uma audiência deverá ser agendada.

Família Gagliasso se defende

Leia abaixo a nota de Alexandre Celano, advogado de Titi Gagliasso, enviada ao Notícias da TV:

"Recebemos com grande contentamento a notícia de que o Juízo da 32ª Vara Cível da Capital do Rio de Janeiro julgou integralmente procedentes os pedidos formulados pela família Gagliasso contra a influencer digital e socialite Day Macarthy --após mais de seis anos do início do trâmite da ação indenizatória-- em sentença cirúrgica e sensível do magistrado Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves.

Nada apagará as marcas das atrocidades racistas cometidas pela ré, uma vez que os registros dos fatos continuarão disponíveis no ambiente virtual, que é público.

Por outro lado, há o alento de que a condenação em compensar os danos morais sofridos, cujo valor atualizado supera a quantia de meio milhão de reais, ao que me parece, a maior quantia já arbitrada no país contra um racista, terá amplo efeito pedagógico na sociedade.

É de extrema relevância, pois diariamente assistimos à população preta sofrer as consequências do racismo, infelizmente ainda enraizado em muitos. A luta parecia eterna e por isso usamos o clichê de que a Justiça tarda, mas não falha."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.