VOU FESTEJAR
REPRODUÇÃO/TV GLOBO/SBT
Luana Carvalho no Fantástico e Fábio Faria em entrevista no SBT; cantora processa ministro
Filha única de Beth Carvalho (1946-2019) a cantora Luana Carvalho processou o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP-RN), por usar a música Vou Festejar, um dos clássicos da sambista, sem autorização na campanha do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Ela pede R$ 40 mil por danos morais e retratação do genro de Silvio Santos.
O Notícias da TV teve acesso aos autos da ação, protocolada no último dia 10 na 2ª Vara Empresarial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Luana justifica a ação dizendo que Faria não pediu autorização dela ou mesmo da Sony Music, dona do fonograma, para uso político em qualquer meio.
O fato quebra a lei de propriedade intelectual, que exige aprovação para uso de obras para fins políticos pelos próprios artistas ou por seus herdeiros. Luana reclamou que Fábio Faria usou Vou Festejar em postagens no Instagram dele e do próprio Bolsonaro em setembro.
Além disso, a "madrinha do samba", como era conhecida, sempre se posicionou como uma mulher de esquerda e pediu votos para o PT (Partido dos Trabalhadores) até a última eleição de 2018, mesmo já debilitada.
Hoje rival de Bolsonaro no segundo turno das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva foi apoiado por Beth Carvalho em todas as suas disputas eleitorais. Beth também fez parte do Movimento Lula Livre, que acusava o parcialismo de suas condenações pelo então juiz Sergio Moro, o que foi comprovado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) posteriormente.
"Graças à formação política recebida de seus pais, Beth Carvalho foi uma artista engajada nos movimentos sociais, políticos e culturais brasileiros, identificada e conhecida, até o fim da sua vida, por sua forte militância de esquerda, algo passado para a Autora por ser sua única sucessora", diz um trecho do processo.
Os advogados de Luana Carvalho informaram que fizeram uma notificação extrajudicial para Fábio Faria. Na resposta, Faria afirmou que existem outros fonogramas de Beth Carvalho no Instagram e que o uso em um vídeo de 30 segundos não cabe uma ação judicial. Mesmo assim, ele optou por apagar as postagens.
"Portanto, embora entenda que não violou qualquer direito apontado na notificação extrajudicial recebida, conforme exposto, o notificado reitera já ter excluído a postagem questionada", disse Faria na contranotificação para Luana.
Como a defesa da filha de Beth não se deu por satisfeita com a resposta e entendeu que era um caso de Justiça, a ação foi interpelada. Quando o caso explodiu, Luana já havia anunciado que entraria com sanções contra Fábio Faria. "Estão usando a voz de Beth Carvalho em Vou Festejar para promover vídeos bolsonaristas. Por favor, denunciem. Vou processar!", afirmou.
O Notícias da TV tentou entrar em contato com Luana Carvalho, mas não obteve sucesso até o fechamento desta reportagem. Caso o faça, ela será atualizada. Já Fábio Faria não respondeu ao ser procurado.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.