Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Fernanda Montenegro é oficializada como imortal, mas sem unanimidade

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Fernanda Montenegro em sua biblioteca

Diva entre livros: Fernanda Montenegro se torna imortal da Academia Brasileira de Letras

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/11/2021 - 19h43

Após votação realizada na tarde desta quinta-feira (4), Fernanda Montenegro se tornou oficialmente uma imortal da Academia Brasileira de Letras. A atriz de 92 anos ocupará a cadeira 17, que antes era do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março de 2020.

O resultado não foi uma surpresa, já que, em um gesto simbólico de homenagem a suas contribuições culturais ao longo de tantas décadas, ninguém mais havia se inscrito para disputar a vaga. No entanto, nem mesmo uma candidata especial como Fernanda conseguiu unanimidade: a atriz foi eleita com 32 votos dos acadêmicos a favor, contra 2 votos em branco.

Em um post no Instagram, a nova imortal comemorou a novidade, ressaltando a importância da Academia para a cultura brasileira.

"A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade", escreveu.

Para respeitar a norma da ABL dirigida aos candidatos, Fernanda não esteve presente no local, mas publicou a tradicional queima dos votos realizada na instituição a cada vez que um novo membro é escolhido.

Além de ser a maior atriz da dramaturgia nacional, Fernanda Montenegro é autora de dois livros: Prólogo, Ato e Epílogo, em que conta suas memórias, e Fernanda Montenegro: Itinerário Fotobiográfico, que narra a sua história por meio de fotos de diferentes épocas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.