Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SEGUNDA CHANCE

Faustão vai 'curtir a vida' após transplante de coração: 'Chega de trabalhar'

Reprodução/Instagram

O apresentador Fausto Silva em quarto do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, durante gravação de vídeo após transplante

Fausto Silva em sua primeira aparição após transplante de coração, em vídeo publicado na quinta-feira

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 2/9/2023 - 7h00

Internado no hospital Albert Einstein desde 5 de agosto, Fausto Silva, 73 anos, espera ter alta em no máximo dez dias. Submetido a um transplante de coração no último domingo (27), ele deixou a UTI na sexta (1º) e já faz planos para o futuro. Depois de quase seis décadas trabalhando, quer "curtir a vida": "Chega de trabalhar", disse com exclusividade ao Notícias da TV.

"Estou já na reta final, espero sair daqui em dez dias. Não tenho nenhuma dor, estou completamente recuperado, pronto para aproveitar a vida. Depois de 60 anos de trabalho, porque trabalho desde os 14, quero curtir a vida", afirmou. "Chega de trabalhar, vamos aproveitar porque a vida passa rápido", completou.

Após 32 anos de Domingão do Faustão na Globo e uma passagem de um ano e meio pela Band, onde comandou um programa diário, o apresentador diz que não volta mais à televisão. Mas não descarta "fazer alguma coisa de YouTube". Ele pretende se engajar em campanha pela doação de órgãos e pode usar a plataforma de vídeos para isso.

Faustão montou recentemente uma produtora. O primeiro produto da empresa deverá ser um programa de seu filho, João Guilherme Silva, a ser exibido pela Band nas noites de sábado. O Teatro Itália, no centro de São Paulo, já está sendo preparado para as gravações. Faustão, no entanto, não irá trabalhar diretamente no projeto. São seus ex-diretores na Band que tocam a produtora.

Apresentador agradece família de doador

O apresentador foi internado no início de agosto após fazer um check-up no Albert Einstein. Passou por diálise (processo de filtragem do sangue) e tomou medicação para melhorar o bombeamento do coração. Seus médicos concluíram que ele necessitava de um transplante.

Pela gravidade de seu caso, Faustão teve prioridade na fila de transplantes do Estado de São Paulo. No último final de semana, surgiu um doador compatível. Silva era o segundo da fila, mas a equipe médica do primeiro descartou a cirurgia naquele momento (isso ocorre, por exemplo, quando o paciente apresenta infecção).

A cirurgia ocorreu na tarde de domingo e durou duas horas e meia. O provável doador é um ex-jogador de futebol amador, Fábio Cordeiro da Silva, que morreu sábado (26), em Santos (SP), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) enquanto trabalhava como azulejista.

Na quinta-feira (31), em sua primeira aparição pública após a internação, em um vídeo no Instagram, Fausto agradeceu à família do doador pela "generosidade absurda".

"[Quero] Fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda, e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato ao José Pereira da Silva. Homem simples... Eu fico emocionado, porque me deixou a chance de viver de novo", disse Faustão, que também agradeceu ao irmão e à viúva de Fábio Cordeiro da Silva.

Essas pessoas, das mais humildes, que, na hora que eu precisei, eles me deram um coração novo. Eu sei que na internet tem um monte de merda falando, os caras falam bobagem. Se eu estivesse preocupado com isso, eu não teria nem começado a minha carreira.

Fausto deu a entender que irá recompensar a família. "Vou agradecer sempre, e espero um dia pessoalmente agradecer. É de uma generosidade que me emociona, me motiva. A única coisa que eu prometo é honrar a memória de seu filho, fazer só coisas boas, pra você ter cada vez mais orgulho. Jamais esquecerei de vocês, vou um dia agradecer pessoalmente. Deus lhes pague por tudo que vocês proporcionaram pra mim. Eternamente grato", concluiu.

No vídeo, Silva apareceu sentado numa cadeira, no Hospital Israelita Albert Einstein. "Pra que todo mundo tenha a certeza do que é o transplante. Pra vocês terem uma ideia, dos 200 e tantos transplantes [realizados], 60 pessoas esperaram menos de um mês. Eu dei sorte também nessa fila", falou.

Confira o vídeo de Fausto Silva publicado na quinta-feira:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.