VÍTIMA DE CÂNCER
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Rita Lee em foto publicada no Instagram; ela teve morte anunciada na manhã desta terça (9)
A morte de Rita Lee (1947-2023), anunciada nesta terça (9) pela família da cantora, suscitou homenagens entre famosos. Ana Maria Braga e César Tralli se emocionaram ao noticiar a partida dela na programação da Globo. A cantora de 75 anos foi vítima de um câncer no pulmão. O presidente Lula declarou luto oficial de três dias.
"Feliz daquele que pôde cruzar com ela ao longo desse caminhar, porque ela é símbolo, na verdade, de energia, de felicidade, de inteligência, de boa gente... Enfim, tudo, nesses 75 anos representam isso", começou Ana Maria Braga em seu discurso, no Mais Você.
"Uma riquíssima cantora, compositora, instrumentalista, escritora, artista, ativista... Principalmente, irreverente. Uma grande mulher. Um exemplo para todas nós aqui. Marcou o seu tempo. Eu confesso que, por mais que a gente esperasse, a gente estava acompanhando o estado de saúde dela... Mas, na hora que eu estava aqui, e me falaram da notícia... É quase inevitável o baque de falar. Porque tem pessoas que a gente imagina, né, [serem] eternas... Ela será sempre minha rosa-choque", disse a apresentadora.
César Tralli, que interrompeu o Mais Você para noticiar a morte, deu um relato pessoal após narrar a carreira da artista. "Fica a saudade desse sorriso, dessa energia boa dela, desse carisma. Ela conquistava as pessoas só de bater papo. Tive a oportunidade de conhecê-la. Ela era muito ligada no SPTV, que agora se chama SP1, telejornal aqui de São Paulo", começou ele. O jornalista apresentava o programa antes de ser transferido para o Jornal Hoje.
A Rita Lee ficava assistindo direto. Comentava, mandava mensagem, sugeria reportagem... Era muito ligada, muito conectada com a cidade de São Paulo também, muito preocupada com os problemas de uma cidade do tamanho de São Paulo. Sempre tive essa alegria de, nos últimos anos, trocar figurinhas com a Rita Lee.
Ele também desejou seus sentimentos para a família, os amigos e os fãs da paulistana. "Todos nós estamos em luto, mas vamos, acima de tudo, celebrar esse legado que a Rita deixa para o Brasil todo. Para a história do rock, para a história da música popular brasileira, para a história do nosso país", completou.
reprodução/tv globo
Ana Maria se emocionou ao noticiar morte
"Que dia triste. Que perda. Rita Lee, rainha do rock brasileiro, presente! Descanse em paz", declarou a deputada Erika Hilton. O ator Marcelo Serrado também admitiu estar triste "Para sempre Rita. Obrigado por tudo", completou. "Rita Lee, você jamais vai morrer", reforçou Sandra Annenberg.
O novelista Walcyr Carrasco foi sucinto: "Muito triste! Quem nos deixou hoje foi a cantora Rita Lee, ícone do rock nacional. Desejamos forças aos seus familiares e fãs", afirmou o autor de Terra e Paixão, atual novela das nove da Globo. Xuxa Meneghel, que era amiga de Rita, foi breve: "Te amo", escreveu, junto de uma foto ao lado da artista.
"Rita maravilhosa. Descanse em paz!", desejou o ator Dan Stulbach. A apresentadora Astrid Fontenelle escreveu uma longa homenagem: "Como amo e amarei pra sempre Rita! Meu disco da adolescência, minha musa fashion, melhor participante do Saia [Justa, programa do GNT]… Tanta coisa boa, importante. Combinamos um dia de fazer tatuagem juntas… Não deu tempo!", revelou ela.
A roqueira Pitty também deixou sua homenagem: "Estou em frangalhos. A maior nos deixa hoje… Que dia triste. Ritinha, te amarei para todo o sempre! Meus sentimentos à família, aos amigos.... Brilhará eternamente pra mim. Nunca haverá outra Rita Lee. Obrigada por existir!".
A cantora Wanessa Camargo desejou carinho e amor aos familiares de Rita. "A maior e a melhor de todos os tempos!", completou ela, nos comentários da publicação. "Estou devastada, Rita. Nós te amamos para sempre", declarou a atriz Mel Lisboa, que interpretou a artista no musical Rita Lee Mora ao Lado e no filme Elis (2016).
"Antes Gal [Costa, morta em novembro de 2022], agora Rita.. A música em silêncio mais uma vez! Sinceros sentimentos à família. Fez história e vai perpetuar na vida de todos nós ainda!", pontuou a cantora Gabi Melim.
Prefeito da cidade de São Paulo, onde Rita Lee nasceu, Ricardo Nunes manifestou seu pesar nas redes sociais. "Neste momento de dor, quero expressar meus sentimentos aos familiares da Rita Lee, assim como a todos aqueles que admiravam seu trabalho. São Paulo perde uma conterrânea, e o Brasil perde um talento que inspirou gerações. Que possamos honrar sua memória, celebrando sua música e legado."
Lilia Cabral expressou a vontade de ir ao velório da amiga. "Se eu estivesse em São Paulo eu iria me despedir. Porque é uma despedida, de todas as referências, de todas as histórias vividas, de todos os sonhos sonhados, de todos os amores amados, de tudo nessa vida, porque será muito difícil viver sem ela", começou a atriz.
Minha grande inspiração, meu grande porto seguro, sua biografia é fundamental, minha musa. Vou chorar muito hoje, de todas as lembranças dos anos regados por suas composições. Vou chorar e, mesmo à distância, vou me despedir de quem eu sempre achei que esse dia não chegaria, mas chegou! Como eu amo Rita Lee.
Luis Lobianco, o Vitinho de Vai na Fé, também se pronunciou. "A melhor pessoa do mundo também partiu. Minha ídola desde a primeira infância. Eu lembro que foi um choque quando descobri que a Rita Lee era uma 'cantora de adulto' e não tipo Xuxa, Mara [Maravilha] e Angélica. Minha capricorniana preferida. Ensina que não tem como respeitar quem não tem humor. Obrigado pelos seus hinos eternos! Amamos você pra sempre", admitiu.
Vera Fischer optou por uma foto ousada. Ela compartilhou um registro da cantora abrindo o zíper da calça e expondo o bumbum para o público. "De hoje em diante as coisas ficam muito diferentes. Hoje perdemos música, irreverência, literatura, ironia, tesão, humor, modernidade. De agora pra frente o mundo será mais cafona. Perdemos a mulher que não se enquadrou. Hoje perdemos uma mulher ao quadrado. Que você encontre um planeta azul e se esbalde por lá, Rita", escreveu a atriz.
Nas redes sociais, a cantora Fafá de Belém afirmou que Rita foi uma voz para diversas gerações de mulheres. "Estou aqui, em meio a uma conexão de voo, me sentindo atropelada com a notícia, e me lembrando de tantas histórias que vivemos. Rita leva consigo sua ousadia e a força de quebrar tabus com sua vida e sua obra. Rita deixa o Brasil órfão. Hoje tá difícil, tá muito difícil. Vá em paz, minha amiga."
Rita Lee morreu na última segunda (8), em sua casa, aos 75 anos. A rainha do rock brasileiro lutava contra um câncer no pulmão desde 2021. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10). Sua última aparição pública dela foi no último dia 15, quando familiares divulgaram vídeos da cantora assistindo à homenagem que recebeu no Altas Horas.
Confira manifestações de pesar dos famosos sobre a morte de Rita Lee:
Que dia triste. Que perda.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 9, 2023
Rita Lee, rainha do rock brasileiro presente!
Descanse em paz! 💔 pic.twitter.com/d99AXAZTBN
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Um farol, uma deusa, padroeira da liberdade, rainha, mestra, gênia, incomparável. Obrigada. Te amo para sempre! ❤️ pic.twitter.com/23cukx7DvE
— Marisa Monte (@marisamonte) May 9, 2023
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.