Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Rainha do rock brasileiro, Rita Lee morre vítima de câncer aos 75 anos

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A cantora Rita Lee em foto publicada no Instagram

A cantora Rita Lee em foto publicada no Instagram; ela morreu na última segunda-feira (8)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/5/2023 - 11h08
Atualizado em 9/5/2023 - 11h55

Rita Lee morreu na segunda (8), em sua casa, aos 75 anos. A cantora, conhecida como rainha do rock brasileiro, lutava contra um câncer no pulmão desde 2021. A informação foi confirmada pela família dela por meio de comunicado oficial divulgado nas redes sociais nesta terça (9). O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10).

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10, das 10h às 17h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos", disse a nota da família.

Rita Lee recebeu o diagnóstico de câncer no pulmão esquerdo em maio de 2021. Ela foi submetida a tratamentos, e um dos filhos dela, João Lee, chegou a anunciar que a doença havia entrado em remissão em abril de 2022. 

Em março deste ano, a cantora foi internada no Hospital Albert Einstein para passar por exames e recebeu alta após oito dias. A família publicou fotos e vídeos de Rita em casa, no último dia 15 de abril, assistindo à homenagem que recebeu na edição daquele sábado do Altas Horas --Serginho Groisman exibiu as gravações no programa da semana seguinte.

Confira o comunicado oficial da morte da cantora:

Ícone do rock

Rita Lee nasceu em São Paulo em 1947 e despontou para a carreira musical na década de 1960, como vocalista da banda Os Mutantes, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Ela se destacou como integrante do movimento Tropicália e logo ficou amiga de outros grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil e Caetano Veloso. 

Com Os Mutantes, Rita gravou cinco álbuns, e o fim de seu relacionamento com Baptista aconteceu concomitantemente à sua saída da banda. Após o rompimento, ela se uniu ao grupo Tutti Frutti, com quem lançou cinco discos --entre eles o aclamado Fruto Proibido, de 1975. 

A partir de 1979, Rita seguiu em carreira solo, acompanhada de seu grande parceiro de vida: o marido e músico Roberto de Carvalho. Juntos, eles criaram hits como Mania de Você, Lança Perfume, Baila Comigo, Chega Mais e Doce Vampiro. Conhecida como "rainha do rock", ela dizia que o título era "cafona" e preferia ser "padroeira da liberdade". 

A cantora lidou durante boa parte de sua vida com abuso de drogas. Ela chegou a cair da varanda de seu sítio em 1996, num momento em que estava sob efeito de remédios, e quebrou o recôndito maxilar. Em entrevista ao Fantástico, disse que só conseguiu largar o álcool e as drogas em 2006.

Na televisão, a artista fez participações especiais nas novelas Top Model (1989), Vamp (1991) e Celebridade (2003), além dos humorísticos Os Trapalhões (1977) e Sai de Baixo (1997). Ela foi uma das integrantes do programa Saia Justa, do GNT, em 2002, e comandou os programas TVleezão (1991), na MTV, e Madame Lee (2005), do GNT.

Em 2012, Rita anunciou que se aposentaria dos palcos e deixaria de fazer shows, por conta de sua fragilidade física. "Eu me aposento dos shows, mas da música nunca", publicou em seu perfil no Twitter.

No show que foi anunciado como o último de sua carreira, em 28 de janeiro de 2012, em Aracaju, Sergipe, ela discutiu com um policial e foi levada à delegacia, acusada de desacato a autoridade. Rita foi liberada em seguida. Ela já havia sido presa em 1976, durante a Ditadura Militar (1964-1985), por porte e uso de maconha.

Desde que deixou os palcos definitivamente (ela ainda cantou em público pela última vez em janeiro de 2013, no aniversário de São Paulo), Rita levava uma vida pacata em seu sítio, no interior de São Paulo, perto de seus bichos --ela era defensora dos direitos dos animais. 

Ao longo de sua vida, a cantora lançou 40 álbuns, seis com Os Mutantes e 34 com Tutti Frutti e em carreira solo. Em 2016, ela publicou Rita Lee: Uma Autobiografia, livro em que contou suas memórias desde a infância até aquele ano.

Também foi autora de Dr. Alex, Amiga Ursa: Uma História Triste, Mas com Final Feliz, FavoRita, Dropz, Storynhas e Rita Lírica. Ela ainda escreveu Outra Autobiografia, sobre os acontecimentos de sua vida de 2016 até 2022. O livro tem lançamento previsto para o próximo dia 22. 

Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, três filhos, João, Beto e Antônio, e dois netos, Izabella e Arthur. 


TUDO SOBRE

Rita Lee


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.