Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ex-diretor da Globo em Portugal, Ricardo Pereira morre aos 72 anos de câncer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ricardo Pereira usa uma camiseta azul e fala em depoimento ao site Memória Globo

Ricardo Pereira em depoimento ao site Memória Globo; jornalista morreu no domingo (10)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/12/2023 - 9h40
Atualizado em 11/12/2023 - 10h25

O jornalista Ricardo Pereira morreu aos 72 anos na noite de domingo (10). O ex-diretor da Globo em Portugal fazia tratamento contra câncer no pâncreas e no fígado havia quatro anos. Ele se aposentou no último setembro e entregou o cargo, mas ainda preparava um documentário para o Globoplay.

A notícia foi dada por Ana Luiza Guimarães no Bom Dia Brasil desta segunda (11). A âncora lamentou a perda do colega e expressou condolências à família do comunicador.

O jornalista havia anunciado sua aposentadoria em setembro e participou da cerimônia de transição do cargo de direção da Globo em Portugal. Rodrigo Nascimento assumiu a função.

Ricardo Leitão de Paiva Pereira nasceu no Rio de Janeiro em 13 de outubro de 1951. Ele passou a adolescência na Califórnia, nos Estados Unidos. Quando voltou ao Brasil, decidiu estudar Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF). Também cursou Administração na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EBAP-FGV).

Ele tinha quase 40 anos de experiência e começou a carreira no Jornalismo fazendo traduções para veículos de comunicação, como o grupo Bloch e a própria Globo.

Teve uma trajetória marcante na Globo, onde começou em 1976 como repórter freelancer. Depois de contratado, integrou as equipes do Jornal Nacional e do Fantástico.

Passou dois meses como enviado especial na Argentina em 1977. No ano seguinte, aceitou uma vaga de repórter em Brasília. Pereira assumiu a missão de acompanhar e noticiar o processo de abertura política no país, iniciado pelo então presidente militar Ernesto Geisel (1907-1996).

Virou correspondente internacional em Londres em 1980. No exterior, participou de coberturas importantes, como a do terremoto do sul da Itália, a Guerra das Malvinas e a Guerra Irã-Iraque, em que realizou uma entrevista exclusiva com o ditador iraquiano Saddam Hussein (1937-2006).

Também esteve na transmissão ao vivo, feita por meio de satélite, do casamento da princesa Diana (1961-1997) com o príncipe Charles, além de cobrir a Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha.

O jornalista substituiu Roberto Feith e assumiu o cargo de chefe do escritório da emissora na capital britânica em 1983. Neste período, se dedicou às coberturas esportivas, como o Campeonato Mundial de Atletismo em Helsinque (capital da Finlândia).

Pereira ficou em Londres até 1986, quando foi para a Itália e comandou a direção de jornalismo na Telemontecarlo --empresa associada da Globo. Deixou o cargo após a venda da emissora, mas permaneceu em Roma. Na época, ele fundou uma produtora e um canal de TV voltado para o turismo.

Ainda na Itália, virou consultor da Globo Internacional em 2006 e tinha a missão de organizar a distribuição do canal na Europa. Foi nomeado diretor da Globo em Portugal em outubro de 2011, quando a emissora inaugurou a sede em Lisboa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.