Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APRESENTADORA DA GAZETA

Jornalista Maura Miranda morre aos 72 anos após fazer história como âncora negra

REPRODUÇÃO/TV GAZETA

Maura Miranda em telejornal na TV Gazeta

Maura Miranda: apresentadora da TV Gazeta foi a primeira jornalista negra em uma bancada no ES

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/7/2023 - 14h03

A jornalista Maura Helena Miranda morreu na segunda (3), aos 72 anos. A comunicadora fez história por ter sido a primeira apresentadora negra de um telejornal no Espírito Santo. Ela estava internada desde o mês passado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na cidade de Serra. A causa da morte não foi divulgada.

O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (Sindijornalistas) lamentou a perda de Maura em um comunicado divulgado no site oficial e nas redes sociais. O velório dela acontecerá nesta terça (4) em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, no cemitério de Coronel Borges.

Maura esteve na TV Gazeta, afiliada da Globo no Estado, entre 1977 e 1987. No período, ela foi âncora do principal telejornal da emissora. A jornalista também passou pela TV Vitória, ligada à Record, além de TV Tribuna, Jornal A Tribuna, TV Educativa do Estado, Rádio Espírito Santo. Ainda trabalhou como assessora de imprensa da Assembleia Legislativa do Espírito Santos (Alesp). A profissional se aposentou em 2012.

Maura participou de uma reportagem especial transmitida pela TV Gazeta em 2016, em comemoração aos 40 anos do telejornal. Ele revelou como eram os bastidores do noticiário: "[O jornal] Era muito tradicional. Era uma coisa robotizada. A gente tinha que ser robô. Não podia errar. Se errar, fingia, passava batido. E a roupa era igual ao texto", comentou ela na entrevista.

Confira abaixo a nota divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas do ES:

"O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (Sindijornalistas) lamenta profundamente a morte da jornalista, filiada ao Sindicato, Maura Miranda, de 72 anos. Ela foi a primeira apresentadora negra de telejornal no Espírito Santo", divulgou a instituição.

"Maura por muitos anos o telejornal principal da TV Gazeta, onde trabalhou por 10 anos, entre 1977 e 1987. A jornalista também atuou como apresentadora em outras emissoras de televisão e em assessorias de imprensa.

Ela se aposentou em 2012. O enterro da nossa colega será nesta terça-feira (04), no Cemitério do Bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim, cidade onde nasceu".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.