Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ex-repórter da Globo, Maria José Sarno morre aos 63 anos de câncer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maria José Sarno sorrindo

Maria José Sarno: jornalista atuou durante quase 30 anos na Globo e morreu neste domingo (2)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/7/2023 - 7h53
Atualizado em 3/7/2023 - 11h32

Ex-repórter da Globo, Maria José Sarno morreu aos 63 anos no domingo (2) após sofrer com complicações de um câncer na base do crânio. A jornalista ficou internada durante seis dias no Hospital A. C. Camargo, em São Paulo, mas não resistiu. A informação foi confirmada em reportagem exibida no Bom Dia São Paulo desta segunda-feira (3).

Conhecida como Zezé pelos colegas de Redação, ela trabalhou na Globo durante quase 30 anos. A carreira na emissora começou em meados dos anos 1980, como repórter, mas Maria José também foi editora de texto e editora executiva na GloboNews.

A profissional sempre foi ativa em causas sociais e na luta pelos direitos das mulheres. Em entrevista ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, ela falou sobre como sua dedicação à carreira fazia com que passasse menos tempo com o filho, Marco Aurélio.

"Rotina de trocas e convivências são fundamentais para driblar as dificuldades de manter o trabalho de jornalista e também as responsabilidades que se tem com a família", declarou.

"É preciso reunir as mulheres em torno de lutas necessárias, como ter creches para trabalhar e ter os filhos com responsabilidade de forma mais tranquila. Mas é uma luta coletiva, não só das jornalistas, que deve ser encampada também pelos homens, para creche e educação de qualidade. Não vivemos nessa dicotomia", acrescentou ela.

Em meio à carreira de jornalista, ela também se formou em Psicologia e se dedicou a atuar como terapeuta integralmente a partir de 2017, quando deixou a emissora da família Marinho.

Colegas dela da Globo lamentaram a partida de Zezé. ""Maria José Sarno, a repórter que enxergava a realidade com o coração generoso treinado na sua experiência com as comunidades eclesiais de base. A nossa querida colega Zezé, que reinventou a vida ensinando o melhor jornalismo para as novas gerações", escreveu a repórter Graziela Azevedo.

"A nossa querida Zezé nos deixou, sem antes pavimentar um caminho inteiro de generosidade, exemplo de força, referência de profissão! Foi um privilégio te conhecer e trabalhar com você! Segue em paz querida!", publicou a repórter Zelda Mello.

Maria José Sarno deixa o marido, o artista plástico Jorge Taffarel, um filho, Marco Aurélio, e uma neta, Helena. O corpo da ex-repórter será velado a partir das 10h desta segunda (3), no cemitério de Congonhas, onde é realizado o velório.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.