TRANSFOBIA
Reprodução/X e TV Globo
O empresário Elon Musk e a atriz Gabriela Medeiros, a Buba de Renascer; atitude transfóbica
A transfobia exibida por Humberto (Guilherme Fontes) em Renascer é parte de uma obra de ficção, mas não tão distante da vida real. O empresário Elon Musk, por exemplo, copiou a cartilha do pai de Buba (Gabriela Medeiros) na novela para rejeitar a própria filha, Vivian Jenna, que oficializou sua transição em 2022.
Os discursos do preconceituoso fictício e do bilionário são similares. "O meu filho tá morto", repetiu algumas vezes o personagem de Guilherme Fontes na novela das nove da Globo. A mãe de Buba, Meire (Malu Galli), também destilou ignorância no capítulo 100 da novela. "Meu filho morreu", disse ela para José Augusto (Renan Monteiro) em maio.
Na segunda (22), foi a vez de Musk sentenciar a "morte" de Vivian. "Eu perdi meu filho, basicamente. Eles chamam de 'nome morto' por uma razão. E a razão disso é que seu filho está morto", disparou ele em entrevista com o psicólogo conservador Jordan Peterson.
O dono do X afirmou que a cirurgia afirmativa de gênero é uma forma de "mutilação e esterilização infantil". Disse ainda que o "filho" morreu vítima do vírus woke (palavra que, em português, se aproximaria da gíria lacração).
"Eu fui basicamente enganado para assinar uns documentos sobre um dos meus filhos velhos. Isso ocorreu antes de eu entender o que estava acontecendo, e a gente estava na pandemia de Covid, e me disseram que ele poderia tirar a própria vida", falou Musk, ainda se referindo a Vivian Jenna como um homem.
Peterson, então, sugeriu que médicos que realizassem o procedimento de readequação de gênero em crianças e adolescentes deveriam ir para a prisão, e o bilionário concordou. "Eu fui enganado. Prometi destruir o vírus woke depois disso. E estamos fazendo progresso", disse o ricaço.
Vivian Jenna Wilson, fruto do relacionamento de Elon Musk com a escritora Justine Wilson, mudou oficialmente seu nome em junho de 2022, quando completou 18 anos. Na ocasião, ela afirmou que não tinha mais nenhuma relação com o pai --e que não gostaria de ter uma.
Em Renascer, como o Notícias da TV adiantou, Humberto vai mudar seu pensamento e aceitar Buba como filha. Ela o confrontará após ele se recusar a acompanhá-la até o altar no casamento com Augusto.
Ao saber disso, Buba confrontará o pai. "O que te custa entrar comigo? Se não por mim, pela minha mãe", perguntará a psicóloga. "Num me custa nada", responderá ele, em voz baixa.
Buba parecerá não ouvir Humberto. "Ninguém precisa ficar sabendo. O senhor não conhece nenhum dos convidados", insistirá. "Não é por vergonha de você que eu não quero entrar no seu casamento, filha...", falará ele, chamando Buba no feminino pela primeira vez. "É por vergonha de mim!"
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.