SOB NOVA DIREÇÃO?
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Elon Musk em entrevista; bilionário brincou com a possibilidade de adquirir os direitos da Globo
Elon Musk brincou no X, o antigo Twitter, sobre comprar a Globo no domingo (21). O perfil de humor Joaquin Teixeira ironizou que a emissora é um problema para o Brasil e pediu para o bilionário que adquirisse o conglomerado. Musk questionou o preço da TV da família Marinho e foi ovacionado nas redes sociais.
O perfil de Teixeira, que faz posts sarcásticos como se fosse um defensor da extrema direita direcionou uma mensagem em inglês para Musk pedindo para que ele se tornasse o dono da emissora. "Boa tarde, Elon Musk. O grande problema do Brasil se chama TV Globo ou Globo Lixo, como é conhecida por aqui. Você poderia facilmente gastar alguns dólares e comprar essa emissora demoníaca e salvar nosso país", afirmou Teixeira.
Logo na sequência, o empresário respondeu o brasileiro. "Quanto ela custaria?", questionou, adicionando um emoji de risada ao final do comentário. A brincadeira, no entanto, viralizou nas redes sociais, e internautas subiram a hashtag #GloboMusk no X.
"Sonho com esse dia", comentou Solange Lessa. "A compra da Globo é um punhado de trocados para Elon Musk", escreveu Arthur Arnt. "Obrigado, Musk. Pelo amor de Deus, compra a rede Globo! Use empresas e fundos, e compre ela!", suplicou Adão de Souza.
Se Elon Musk quiser, de fato, comprar a Globo, sofrerá um entrave na aquisição. Ainda que internautas desejem o bilionário no comando da emissora, ela não está e nunca esteve à venda.
A Globo, no entanto, apoia publicamente a proposta da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) de abertura da radiofusão para capital estrangeiro. A lei, atualmente, permite apenas 30% da participação de uma empresa, mas a proposta sugere a abertura de 100%.
A emissora, ao lado da Band e da RedeTV!, querem que, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a proposta seja votada no Congresso. Na época em que Jair Bolsonaro era presidente, ele entendia que a entrada de estrangeiros naquele momento poderia colocar em risco um plano de reeleição em 2022 e o avanço das emissoras que, desde sua vitória nas eleições de 2018, se alinharam ao seu governo.
A troca do mandato, no entanto, deixou o caminho aberto para uma nova tentativa, que ainda não foi à frente.
Diretor-geral de Finanças da Globo, Manuel Belmar abordou em entrevista ao Notícias da TV em 2021 a possibilidade de uma venda ou fusão futura da emissora.
Belmar não confirmou nem negou a possibilidade. "Converso com grandes bancos toda semana. Temos feito inúmeras associações e sempre exploramos parcerias. A TV é muito vertical, e temos a necessidade de explorar as adjacências. Também temos de considerar opções possíveis no longo prazo. É um mundo de parcerias", disse.
"Existe um consenso na visão estratégica e entendimento que parcerias são fundamentais. Até para os donos existe esse entendimento", afirmou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.