Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Elizangela morre aos 68 anos; atriz estava afastada da TV desde 2019

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Elizangela tem expressão de surpresa no palco do Encontro

Elizangela durante participação no Encontro; atriz trabalhou durante seis décadas na TV

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/11/2023 - 18h11

Morreu nesta sexta-feira (3), aos 68 anos, a atriz Elizangela. A artista estava afastada da televisão desde 2019, quando fez uma participação em A Dona do Pedaço. Segundo seu assessor de imprensa, ela sofreu um infarto. A Prefeitura Municipal de Guapimirim citou uma parada cardiorrespiratória como causa da morte.

A atriz estava em sua casa em Guapimirim, na Baixada Fluminense, quando apresentou problemas respiratórios. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamado e prestou os primeiros socorros no local. Em seguida, ela foi encaminhada para Hospital Municipal José Rabello de Mello.

Segundo a Prefeitura de Guapimirim, a equipe médica tentou reanimar Elizangela tanto no traslado quanto no hospital, mas não obteve êxito. "Esta é a segunda vez em que o sistema de saúde do município atendeu Elizangela. Na primeira, ela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade", informou a equipe em nota à imprensa, na qual também lamentou a morte da artista.

A internação anterior ocorreu no ano passado, quando ela chegou ao hospital com graves sequelas da Covid que havia contraído no início de 2022 --ela negava a importância da vacina, se mostrou contrária à imunização por diversas vezes e não há registros de que tenha tomado alguma dose. Na época, quase precisou ser intubada tamanha a seriedade de seu quadro.

Elizangela atuou em quais novelas?

Nascida em 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro, Elizangela do Amaral Vergueiro começou a trabalhar aos sete anos, fazendo comerciais ao vivo na TV Excelsior. Sua desenvoltura diante das câmeras chamou a atenção de diretores, e rapidamente ela foi chamada para apresentar programas como A Outra Face do Artista, Essa Gente Inocente e Capitão Furacão.

Depois, migrou para a atuação e trabalhou em grandes sucessos ao longo de sua carreira, iniciada na década de 1960. Ela esteve em novelas como O Cafona (1972), Pecado Capital (1975), Locomotivas (1977), Paraíso (1982), Roque Santeiro (1985), Pedra sobre Pedra (1992), Por Amor (1997), O Clone (2001), A Favorita (2008), Salve Jorge (2012) e Império (2014).

Em A Força do Querer (2017), sua última novela como integrante do elenco fixo, ela deu vida a Aurora, mãe de Bibi Perigosa (Juliana Paes) que tentava colocar juízo na cabeça da filha e afastá-la de Rubinho (Emilio Dantas).

O sucesso em Locomotivas, na qual viveu a mocinha Patrícia (inicialmente criada para Lucélia Santos, que recusou o papel e preferiu viver a antagonista, Fernanda, para se desprender do fenômeno Escrava Isaura), motivou uma carreira musical. Até hoje, Elizangela é lembrada pelo hit Pertinho de Você.

Boa parte de sua carreira de atriz ocorreu na Globo, mas ela também passou pelo SBT na década de 1990, atuando em Éramos Seis (1994) e As Pupilas do Senhor Reitor (1994). Depois, passou brevemente pela Record, onde viveu a Milah de A Terra Prometida (2016), atualmente reprisada pela emissora.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.