WENDEL BEZERRA
Reprodução/Instagram
O dublador Wendel Bezerra fez um alerta a seus seguidores nesta terça-feira (29)
O dublador Wendel Bezerra, conhecido como a voz do Bob Esponja no Brasil, foi à polícia nesta terça-feira (29) para denunciar o uso ilegal de sua voz. Segundo o ator, um golpista está vendendo gravações criadas com inteligência artificial para comerciais de pequenas empresas. "Isso é apropriação indébita, isso é estelionato!", alertou.
"Fala, galera, tô aqui em São Paulo, que é onde eu moro. Acabei de sair da delegacia porque eu tô prestando queixa contra um cara que tá usando a minha voz --não só a minha, mas a de muitos outros dubladores-- indevidamente. Está usando pra ganhar dinheiro em cima", começou Bezerra em um post no seu perfil no Instagram.
"O cara usa a inteligência artificial pra que a nossa voz seja usada pra qualquer coisa. [Se] Um cara tem a loja de colchão do seu Zezinho, ele vai, compra a minha voz desse cara, e aí sai uma locução com a minha voz: 'Ah, compre o colchão do seu Zezinho porque é muito gostoso e macio e tal'. Isso é ilegal, isso é apropriação indébita, isso é estelionato. Porque eu não autorizei o uso da minha voz", ressaltou o dublador de Goku, do anime Dragon Ball.
Bezerra explicou que plataformas de conteúdo pagam os dubladores por seu trabalho --o que não ocorre na ação criminosa. "Quando vocês ouvem a minha voz ou a de qualquer outro dublador na Netflix, no Prime Video, na Warner [Max], no Globoplay, na TV aberta, onde quer que seja, a nossa voz está sendo usada porque pagaram por isso."
"Quem usa as nossas vozes indevidamente está cometendo um crime. E aqueles que estão querendo ganhar dinheiro em cima disso, é importante que vocês saibam que tanto eu quanto vários outros dubladores vamos acionar judicialmente, vamos processar essas pessoas, não só para ter o nosso dinheiro pelo nosso trabalho que foi indevidamente usado de volta, mas também para inibir esse tipo de prática que é crime", ameaçou.
"E é por isso que é importante ter uma legislação sobre isso, por causa de questões como essas. É importante pensar que hoje estamos falando de dubladores, mas amanhã de qualquer pessoa, podem estar usando sua voz e sua imagem pra comercializar indevidamente. Tudo que é comercializado, que é ganhado dinheiro em cima, é preciso pagar."
"Às vezes eu deixo, tem muita coisa na internet que é um meme, uma brincadeira, eu deixo, até acho engraçado, mas é importante que vocês tomem cuidado com isso, porque nem todos os dubladores acham engraçado ou divertido", ressaltou o veterano.
"Ou às vezes isso pode ser usado para uma causa política, para uma causa ideológica, pra colocar palavras que de repente caluniam alguém ou podem gerar algum crime, imputando a essa pessoa que teve a voz usada", apontou.
"Então, por favor, sejam conscientes, sejam responsáveis e, principalmente, falando sobre a minha classe, respeitem os dubladores e as suas vozes, porque a nossa voz é [como] o carro pro taxista", finalizou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.