FRED OU VAL?
REPRODUÇÃO/RECORD
A inteligência artificial Fred conversa com os participantes de A Grande Conquista, na Record
Uma inteligência artificial batizada de Fred é responsável por orientar os participantes da segunda temporada de A Grande Conquista. Uma inovação que não é tão inédita assim, já que o SBT tinha o computador VAL para interagir com os competidores de Solitários (2010-2011) --e muito antes desse campo da ciência da computação se tornar tão popular.
VAL era provavelmente uma referência ao supercomputador HAL 900, idealizado pelo escritor Arthur C. Clarke para a sua série Odisseia no Espaço. Ela também era consideravelmente mais robótica que o Fred do reality da Record, em consonância com a ideia sobre futuro em voga nos anos 2000.
Os dois sistemas cumprem funções praticamente iguais nos programas, com a orientação dos participantes, com a diferença de que há uma intervenção humana em A Grande Conquista.
Rachel Sheherazade acaba "humanizando" a experiência dos participantes, como se já não houvesse humanidade demais em três casas superlotadas na vila. Afinal, os vileiros provavelmente não aguentam mais a convivência humana –especialmente diante dos barracos de Liziane Gutierrez e do ex-Polegar Ricardo Costa.
REPRODUÇÃO/STB
Tom: vencedor de Solitários
Com apenas duas temporadas, o Solitário caiu no esquecimento dos telespectadores e só recentemente voltou ao imaginário coletivo no X (antigo Twitter). Um trecho em que uma das participantes grita "eu quero sair daqui" se tornou um dos memes mais populares das últimas semanas.
Baseado no formato americano Solitary, o programa se passava por experimento social para testar a resistência física e psicológica dos participantes. Eles ficavam confinados em cabines, em que não sabiam como os outros jogadores haviam se saído nas provas.
O reality show não fez o esperado sucesso e ainda foi alvo de críticas do movimento Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania por supostamente torturar física e psicologicamente o seu elenco.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.