NA ITÁLIA
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Rodrigo Faro durante entrevista ao Poddelas; apresentador se pronunciou sobre acusação
Rodrigo Faro se pronunciou após ter seu nome e da mulher, Vera Viel, apontados como beneficiários de um esquema de corrupção para obter a cidadania italiana. O apresentador afirmou já ter acionado seus advogados para esclarecer o que definiu como um mal-entendido. "Foram vítimas desse escritório", diz a nota divulgada nas redes sociais.
Por meio do Instagram, a assessoria do comunicador afirmou que ele e a companheira foram enganados por uma empresa que acreditavam agir de forma honesta.
"Declaramos que, no ano de 2021, indicado por um amigo que já havia tirado seu passaporte italiano, Rodrigo Faro deu início ao processo de cidadania italiana para adquirir o passaporte para ele e sua família. O escritório indicado para esse trabalho foi o Diritto Di Cittadinanza SRL", inicia o informe.
Através de seus advogados aqui no Brasil, forneceu toda a documentação necessária, comprovou laços com seus descendentes na Itália, e o processo foi aprovado e os passaportes foram concedidos. Hoje pela manhã, Rodrigo, bem como qualquer outro cliente que tenha contratado os serviços do referido escritório, foi pego de surpresa com o suposto envolvimento deles num esquema de corrupção para obtenção de cidadania e passaporte italiano.
"As matérias repercutidas na imprensa brasileira deixam claro que Rodrigo e sua esposa foram citados como beneficiários do esquema, ou seja, foram vítimas desse escritório e de sua equipe, uma vez que contrataram o serviço de uma empresa supostamente legal, idônea e que seguia com os procedimentos de acordo com as leis italianas. Prova disso é que o processo foi aprovado e os passaportes foram emitidos", acrescenta a equipe de Faro.
No trecho final, a assessoria do apresentador deixa claro que ele buscará seus direitos para esclarecer a situação. "Rodrigo já acionou seus advogados aqui no Brasil para que todo esse mal-entendido seja resolvido e para que os devidos responsáveis por esse suposto esquema de corrupção sejam devidamente punidos."
A acusação contra Rodrigo Faro e Vera Viel repercutiu nesta segunda (27) após o telejornal local TGR, do canal italiano Rai, informar que a empresa contratada pelo apresentador teria falsificado uma espécie de comprovante de residência em nome dele.
Toda a documentação teria sido elaborada por quatro funcionários públicos de Nápoles em troca de presentes e serviços. Três deles trabalham no cartório, e um na polícia municipal.
O mesmo modus operandi foi usado no documento de outras cinco pessoas, citadas como "brasileiros VIPs" pelo telejornal. Dentre eles, empresários paulistanos do ramo da joalheria e até um jogador de futebol, Bruno Duarte da Silva. A notícia foi divulgada pelo portal Leo Dias nesta segunda (27).
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.