EVENTO DE DIVERSIDADE
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Xuxa Meneghel: apresentadora foi convidada para falar de erros em falas preconceituosas
Xuxa Meneghel se surpreendeu ao levar uma patada de uma inteligência artificial em sua participação na 7ª Edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial -- voltado para promoção da diversidade e combate ao racismo. No domingo (26), a apresentadora foi convidada para questionar o sistema sobre suas falas de que "queria ter nascido negra". Ela também foi confrontada sobre a letra da canção Brincar de Índio, lançada em 1988.
A mãe de Sasha Meneghel explicou ao público que sempre sofreu críticas por ter dito a Gloria Maria, em entrevista ao Fantástico, que queria ter o mesmo tom de pele dela. A situação se repetiu em 2021, quando Xuxa afirmou a Taís Araújo que desejava ter nascido negra.
"Desde pequena, acho que todo mundo sabe disso, eu digo que acho tão bonita a beleza negra e que gostaria de ter nascido uma mulher negra. Mas eu sou hiper julgada, mal julgada por essa fala", afirmou Xuxa, no evento.
A apresentadora então questionou Deb, inteligência artificial criada para tirar dúvidas sobre inclusão racial e diversidade, se sua atitude foi errada. "Queria saber da Deb, o que você acha? Eu, como uma pessoa branca, posso dizer que queria ter nascido negra? Pega leve, Deb", brincou a loira.
Xuxa se surpreendeu com a resposta da robô. "Xuxa, é bonito você dizer que admira a beleza negra, mas a estética é apenas uma das características inerentes a uma mulher preta ou parda", iniciou Deb.
"Não é que você não pode, mas talvez não poderia falar isso sem uma ressalva sobre todo o contexto de uma vivência feminina negra. Há uma série de opressões, obstáculos e uma série de situações discriminatórias que uma mulher negra pode passar, que torna a existência dela muito mais difícil. Sua fala só enxerga uma bela superfície", acrescentou a inteligência. "Puxa vida", reagiu Xuxa.
Deb ainda expôs a apresentadora ao questioná-la sobre um verso da música Brincar de Índio, quando Xuxa diz "índio, fazer barulho; índio tem seu orgulho". "Eu entendo muitos dos erros dessas gravações, desse tipo de performance, mesmo sendo uma tentativa lúdica de abordar o assunto com crianças", se defendeu Xuxa.
"Primeiro que não se fala mais índio, se fala indígena. Entendemos que o termo é mais adequado porque índio generaliza os povos originários. Indígenas não fazem barulho, indígenas são mais de 300 povos que falam várias línguas e têm várias formas de expressões de suas etnias que precisamos aprender", concluiu a inteligência artificial chamada de Deb.
Confira abaixo a interação de Xuxa com a inteligência artificial:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Xuxa Meneghel
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.