Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Diretor de Superman e Máquina Mortífera, Richard Donner morre aos 91 anos

Reprodução/AMPAS

Richard Donner durante evento organizado pela AMPAS

Richard Donner comandou filmes clássicos como Superman e Máquina Mortífera

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/7/2021 - 17h32

Richard Donner, diretor dos filmes clássicos de Superman e da franquia Máquina Mortífera, morreu nesta segunda-feira (5) aos 91 anos. Lauren Schuler Donner, mulher do cineasta, confirmou a morte. A causa não foi revelada.

Donner começou a sua carreira artística na televisão na década de 1960, dirigindo episódios de séries clássicas como Letter to Loretta (1953-1961) e Procurado: Vivo ou Morto (1958-1961), estrelada pelo lendário ator Steve McQueen (1930-1980).

Nos anos seguintes, Donner foi se estabelecendo na indústria ao ser convidado para comandar episódios de séries que foram fenômenos nos Estados Unidos na época de suas exibições, tais como O Agente da UNCLE (1964-1968), Além da Imaginação (1959-1964) e Perry Mason (1957-1966). As duas últimas, inclusive, ganharam novas versões nos últimos anos.

Depois da sua estreia em filmes com Uma Dupla em Ponto de Bala (1968), Donner jamais abandonou o cinema. No início dos anos 1970, o cineasta continuou comandando episódios de séries, mas a reviravolta em sua carreira aconteceu quando assumiu a direção de A Profecia (1976), um dos filmes de terror mais importantes do gênero.

Dois anos depois, Donner foi o responsável por levar as histórias de Clark Kent como o Homem de Aço pela primeira vez para as telonas em Superman (1978), longa que se tornou um clássico do cinema e um marco na história da cultura pop. Ele ainda trabalhou na continuação de 1980, mas foi substituído no comando por Richard Lester.

Estabelecido como grande diretor do cinema, Donner ainda conta com outros títulos marcantes no currículo: O Feitiço de Áquila (1985), Os Goonies (1985) e Os Fantasmas Contra Atacam (1988).

No fim da década de 1980, Donner deu início à franquia Máquina Mortífera, que teria a dupla Mel Gibson e Danny Glover marcando seus nomes na história do cinema. Foram quatro filmes com os astros, e um quinto ainda estava nos planos do diretor para ser desenvolvido nos próximos anos. Seu último trabalho foi em 16 Quadras (2006), drama de ação estrelado por Bruce Willis.

TUDO SOBRE

Superman


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.