Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Gabrielle Joie

Destaque de Sob Pressão, atriz trans já foi vendedora e sofreu ameaça de exorcismo

Divulgação/TV Globo

A atriz Gabrielle Joie em cena do episódio da última terça (29) de Sob Pressão, série da Globo - Divulgação/TV Globo

A atriz Gabrielle Joie em cena do episódio da última terça (29) de Sob Pressão, série da Globo

FERNANDA LOPES

Publicado em 6/11/2018 - 5h30

A atriz Gabrielle Joie roubou a cena no último episódio de Sob Pressão. Em sua estreia na Globo, ela representou o drama de uma jovem transexual que colocava silicone em uma clínica clandestina e chegava ao hospital com uma grave infecção. Na vida real, Gabrielle também é trans e enfrentou dramas pessoais. Ela bateu de frente com os pais. 

"Depois que eu me descobri, me assumi para os meus pais, passei a usar as roupas que eu queria, deixei o cabelo crescer, passei a tomar hormônio. Foi tudo bem sutil, mas claro que foi difícil. Minha mãe queria chamar um padre pra vir aqui em casa me exorcizar. Eu fazia de tempos em tempos alguma coisa diferente, pra não assustar tanto. Acho que foi essencial pra começarem a entender que [eu] não era uma coisa anormal. Leva tempo para as pessoas aceitarem", contou ela, em um vídeo postado em seu perfil oficial no YouTube. 

"A partir do reconhecimento do meu corpo, comecei a sentir mais liberdade para me manifestar de diferentes formas e me encontrei no audiovisual e na modelagem. Comecei a trabalhar assim que cheguei em São Paulo, como vendedora de boutique, e desde então fui ganhando desenvoltura", disse em entrevista ao Notícias da TV.

Gabrielle, de 20 anos, é natural de Brasília e se mudou para São Paulo no início do ano passado. Ela conta que sempre quis trabalhar com arte e, em 2016, desenvolveu sua criatividade ao gravar vídeos para rede social e ter contato com seus seguidores por meio da internet. 

Com a divulgação online, ganhou a atenção da comunidade LGBTQ. Foi outra atriz transexual, Wallace Ruy, que indicou Gabrielle para um teste de Sob Pressão. Na série, ela interpretou Jamile, uma jovem que havia fugido de casa por não ser aceita pelos pais e, sem dinheiro, tinha colocado silicone nos seios numa clínica caseira.

Ela recebeu cuidados especiais do médico Décio (Bruno Garcia), que promoveu uma reconciliação familiar.

"O assunto tratado em cena é extremamente importante para alertar que a falta de salubridade e de preservação do corpo podem resultar em disfunções na saúde de qualquer pessoa. O maior desafio foi representar a história de forma fidedigna, para que o público sentisse a gravidade do assunto e não cometesse o mesmo erro que a personagem", explica.

Além de Sob Pressão, em breve Gabrielle aparecerá em outra série, dessa vez como protagonista. Ela estará em Toda Forma de Amor, atração do Canal Brasil com direção de Bruno Barreto que estreia em dezembro (ainda sem dia definido).

Divulgação/Canal Brasil

Rômulo Arantes Neto em cena com a atriz transexual Gabrielle Joie em Toda Forma de Amor

A série tratará de relacionamentos afetivos sem preconceitos e terá personagens com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, como uma mulher trans, uma bissexual e uma drag queen.

Gabrielle afirma que já está incluída nos próximos projetos do roteirista Marcelo Pedreira, responsável por Toda Forma de Amor, e que investirá também na carreira de modelo _ela tem contrato com uma das maiores agências do país. A atriz se identifica como mulher, e quer ser respeitada na mídia como tal. 

"Sei que fui registrada no sexo masculino, mas me identifico com o sexo feminino. É uma coisa que extrapola o âmbito genital, porque o que me define nunca foi minha parte de baixo, mas quem eu sou aqui dentro", justifica.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.