Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRÂNSITO DIVERTIDO

De Gil do Vigor a MC Fioti: Quais vozes famosas já dublaram GPS e como usá-las?

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com imagens de Gil do Vigor (à esq.) e MC Fioti

Gil do Vigor e MC Fioti em fotos publicadas nas redes sociais; famosos emprestaram a voz pro Waze

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 12/7/2021 - 6h25

Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, é a mais nova voz do Waze. Quem também está disponível atualmente para dar as direções no aplicativo de GPS é MC Fioti; ambos usam todas as gírias e bordões a que o público está acostumado. Mas, antes deles, outras vozes famosas já passaram pelo mapa virtual.

Fábio Porchat, por exemplo, emprestou sua voz em junho de 2016. No último Carnaval antes da pandemia, em 2020, foi a vez de Milton Cunha narrar as direções. Outros idiomas também entraram na brincadeira. Em inglês, já foi possível ouvir as vozes dos atores Arnold Schwarzenegger e Terry Crews e do ex-jogador da NBA Shaquille O'Neal, entre outras opções. 

As narrações costumam ser divertidas pois, além das vozes conhecidas, os bordões também estão presentes. Porchat, por exemplo, chamava os motoristas de "Judith", uma personagem do Porta dos Fundos. Já Gil do Vigor pede para os usuários virarem à esquerda ou à direita "em nome de Jesus", ou então, solta um "Brasiiiil" para avisar que há radares no caminho.

Além de famosos reais, personagens como o Gru, de Meu Malvado Favorito (2010), o Sid, de A Era do Gelo (2002), o robô C-3PO, de Star Wars (1977), e Batman e Charada também já tiveram as vozes disponíveis para acompanhar a viagem dos usuários do aplicativo de trânsito.

As vozes famosas, no entanto, ficam disponíveis no aplicativo durante um tempo limitado, normalmente acompanhando alguma campanha publicitária ou o lançamento de filmes no cinema.

Como usar as vozes

Para ser guiado pelas vozes famosas é muito simples. Primeiro, o aplicativo, disponível de forma gratuita para Android e IOS, precisa estar atualizado. Após abrir o Waze, o usuário precisa clicar em "meu Waze", no canto inferior esquerdo, e abrir as configurações através do ícone de engrenagem.

Nas configurações, basta selecionar a opção "voz e som", depois "voz Waze" e rolar a lista de sons até chegar na opção desejada. Os nomes famosos sempre aparecem depois da indicação de idioma. Por exemplo: "Português (BR) - Gil do Vigor". Após selecioná-la, a opção desejada já ficará salva para a próxima viagem.

As vozes de outros artistas internacionais não costumam aparecer para os usuários no Brasil, a não ser que a loja de aplicativos do aparelho esteja cadastrada em outro país.

Confira abaixo como ficou a voz de Gil no aplicativo de GPS:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.