FOI PARA O IML
REPRODUÇÃO/RECORD
O corpo de Gugu Liberato deve chegar ao Brasil durante a semana, após os trâmites nos Estados Unidos
REDAÇÃO
Publicado em 24/11/2019 - 17h19
Atualizado em 24/11/2019 - 17h39
O corpo de Gugu Liberato (1959-2019) não está mais no hospital Orlando Health Medical Center, nos Estados Unidos. Na tarde deste domingo (24), após a realização do processo para a retirada dos órgãos para a doação, o corpo foi levado para o que é equivalente ao Instituto Médico Legal norte-americano. Lá, será emitido o atestado de óbito.
"Nesse instituto, o corpo fica aproximadamente 24 horas, depois é transferido para uma casa funerária", informou o repórter Fabio Menegatti, que entrou ao vivo dos EUA no plantão de jornalismo da Record dentro do programa Hora do Faro.
Segundo a assessoria de Gugu, os procedimentos para a retirada dos órgãos começaram na noite de sábado (23) e duraram mais de seis horas. A instituição Our Legacy foi a responsável pelos trâmites de retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados.
Antes do início da cirurgia, a equipe médica do hospital fez uma menção de honra a Gugu e os familiares leram um texto escrito por eles em primeira pessoa, como se fosse do próprio Gugu. Leia abaixo na íntegra:
"Deus, em sua infinita bondade, nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais, Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade. Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E, neste momento, quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus".
"Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver. Aos meus familiares, eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.
"Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz. Gugu"
O corpo de Gugu Liberato (1959-2019) será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo em cerimônia aberta ao público. O enterro será no jazigo da família, no cemitério Gethsêmani Morumbi, na zona sul da cidade. Ainda não há confirmação sobre a data exata.
De acordo com a assessoria do apresentador, o corpo deve ficar nos Estados Unidos até quarta-feira (27) para que sejam realizados todos os trâmites para o traslado até o Brasil.
Gugu sofreu um acidente doméstico na quarta (20), em Orlando, onde morava. A morte foi confirmada na noite de sexta (22). Ele sofreu uma queda acidental de cerca de quatro metros em sua casa quando fazia um reparo no ar-condicionado.
Logo após o acidente, ele deu entrada no hospital Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.
Na admissão, deu entrada em escala de Glasgow de 3 (usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente) e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral.
A morte encefálica foi confirmada pelo médico Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico.
Atendendo a uma vontade de Gugu, todos os órgãos foram doados. Segundo informações da equipe médica responsável, essa doação poderá beneficiar até 50 pessoas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.