AOS 54 ANOS
REPRODUÇÃO/RECORD
Alexandre Ramos Samuel, conhecido como Tande, em entrevista ao Domingo Espetacular em abril
O ex-jogador de vôlei Tande está recuperado do infarto que teve em 12 de abril, causado pelo entupimento de três artérias do coração. O atleta de 54 anos foi liberado pelos médicos para voltar às atividades rotineiras na madrugada desta quarta (1º), depois de três semanas de tratamento em casa e cinco dias internado.
"Já liberado para tudo, para correr, malhar, trabalhar, viver. Amar a vida e contemplar esse mundo lindo de Deus! Semana vai ser corrida! Obrigado, meu Pai!", afirmou ele nos Stories do Instagram.
Em entrevista ao Domingo Espetacular em abril, Tande admitiu surpresa ao descobrir o problema cardíaco. Ele se aposentou do vôlei em 2004, mas nunca abandonou as atividades físicas. A médica que o atendeu disse que ele poderia ter morrido em poucos minutos caso não tivesse corrido para o hospital.
"Nunca pensei que poderia ser infarto. Eu sou campeão olímpico, campeão mundial, rei da praia, palestrante, lancei livro. Pô, é o Tande! Nunca [imaginei]. Eu achava que no máximo seria uma pneumonia", lamentou ele na sabatina com a Record.
Tande acredita que o problema no coração seja hereditário. "Meu avô morreu muito cedo, infartou. Meu tio, irmão da minha mãe, [estava] no futebol sábado de manhã, foi pro ataque, quando voltou correndo, caiu duro aos 42 anos", descreveu o atleta.
O ex-jogador de vôlei ficou cinco dias internado depois de sentir um mal-estar na festa de aniversário da irmã, a também ex-jogadora de vôlei Adriana Samuel. No fim do ano passado ele já havia percebido sinais do corpo em uma viagem aos Estados Unidos, quando sentiu pontadas no pulmão após correr.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Record
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.