Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PEDRO PAULO RANGEL

Com doença crônica, ator tem piora no estado de saúde e é intubado

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Pedro Paulo Rangel em cena de O Cravo e a Rosa (2000)

Pedro Paulo Rangel em cena de O Cravo e a Rosa (2000); ator está intubado em hospital no Rio

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/12/2022 - 11h40

Pedro Paulo Rangel apresentou agravamento em seu quadro de saúde e precisou ser intubado. O ator de 74 anos tem doença pulmonar obstrutiva crônica e está internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Ele tem passado por uma séria crise com a doença desde meados de novembro. 

Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Rangel havia voltado para o quarto, após passar um tempo na UTI. No entanto, médicos disseram a amigos próximos do ator que a intubação seria o melhor caminho para que a medicação tivesse eficácia e ele melhorasse. 

O ator foi internado em meados de novembro e chegou a receber alta e ir para casa no último dia 26. Contudo, ele piorou novamente e precisou voltar ao hospital. 

Rangel também teve de cancelar as apresentações do espetáculo O Ator e o Lobo por causa do problema de saúde. A peça estava em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, na zona sul da capital fluminense.

Conhecido por novelas como Vale Tudo (1988) e O Cravo e a Rosa (2000), o ator desenvolveu a doença crônica por causa do tabagismo. Ele parou de fumar em 1998 e descobriu o problema quatro anos depois.

"Ela não dá sinais, é uma doença traiçoeira. Quando aparece, babau. Não tem cura, é irreversível e progressiva. Eu já tinha parado de fumar, mas o mal estava feito. E eu sou um ex-fumante radical. Não posso ver alguém com cigarro na minha frente. Eu falo: 'Não faça isso, olha minha situação'. Fumar é um vício terrível", disse ele, em entrevista à colunista Patrícia Kogut.

O que é doença pulmonar obstrutiva crônica?

Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de uma síndrome que obstrui as vias aéreas e dificulta a respiração. Os principais sintomas são falta de ar ao realizar esforço, pigarro e tosse com secreção que piora pela manhã.

O cigarro é o principal fator de risco para a doença, que pode levar até ao óbito. Embora não tenha cura, os tratamentos atuam retardando a progressão dos danos, controlando os efeitos negativos e reduzindo possíveis complicações.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.