PEDRO PAULO RANGEL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Pedro Paulo Rangel como Calixto em O Cravo e a Rosa (2000); ele sofre com doença crônica
Pedro Paulo Rangel, que interpretou Calixto em O Cravo e a Rosa (2000), publicou uma foto nesta segunda (14) direto do leito de um hospital. Internado com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), o próprio ator atualizou os seguidores sobre seu estado de saúde.
"Fora do CTI, mas ainda sem previsão de alta", escreveu o artista, em suas redes sociais. Ele está sob os cuidados de uma instituição de saúde no Rio de Janeiro.
Rangel, inclusive, precisou cancelar as apresentações do espetáculo O Ator e o Lobo por causa do problema de saúde. A peça estava em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, na zona sul da capital fluminense.
"Informamos que a temporada na Casa de Cultura Laura Alvim está cancelada por motivos de saúde do ator Pedro Paulo Rangel. Ele está bem, porém impossibilitado de atividades físicas para a sua plena recuperação", diz o comunicado.
O ator de 73 anos desenvolveu a doença crônica por causa do tabagismo. Ele parou de fumar em 1998 e descobriu o problema quatro anos depois.
"Ela não dá sinais, é uma doença traiçoeira. Quando aparece, babau. Não tem cura, é irreversível e progressiva. Eu já tinha parado de fumar, mas o mal estava feito. E eu sou um ex-fumante radical. Não posso ver alguém com cigarro na minha frente. Eu falo: 'não faça isso, olha minha situação'. Fumar é um vício terrível", disse ele, em entrevista à colunista Patrícia Kogut, de O Globo.
Segundo o Ministério da Saúde, a DPCO obstrui as vias aéreas e dificulta a respiração. Os principais sintomas são falta de ar ao realizar esforço, pigarro, tosse com secreção que piora pela manhã.
O cigarro é o principal fator de risco para a doença, que pode levar até o óbito. Embora não tenha cura, os tratamentos atuam retardando a progressão dos danos, controlando os efeitos negativos e reduzindo possíveis complicações.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Pedro Paulo Rangel
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.