Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALÉM DO HORIZONTE

Cinco anos após fracasso, atriz detona Globo: 'Faltou pulso para bancar o novo'

Alex Carvalho/TV Globo

Rodrigo Simas e Christiana Ubach em cena de Além do Horizonte, um dos grandes fracassos da Globo - Alex Carvalho/TV Globo

Rodrigo Simas e Christiana Ubach em cena de Além do Horizonte, um dos grandes fracassos da Globo

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 5/11/2018 - 5h35

Há cinco anos, a Globo estreava Além do Horizonte, um dos maiores fracassos da história da dramaturgia na faixa das sete. Para a atriz Christiana Ubach, que interpretou a Paulinha na novela, parte do flop se deve à própria emissora. "Foi uma alternativa para o público. Mas faltou pulso para bancar essa investida no novo", detona.

A trama de Marcos Bernstein e Carlos Gregório, de fato, estava à frente do seu tempo. Misturava elementos de mistério, dignos da série Lost (2004-2010), com monstros sobrenaturais e até uma sociedade secreta escondida na Amazônia.

Os protagonistas eram Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinicius Tardio) e William (Thiago Rodrigues), que se encontravam por acaso enquanto buscavam pessoas que tinham desaparecido misteriosamente. Paulinha era a namorada de Rafa, que havia sumido ao partir em busca da felicidade.

Mas o público não comprou a história de suspense sobrenatural: os 155 capítulos tiveram média de 19,7 pontos na Grande São Paulo, bem abaixo da meta de 30 pontos que a Globo tinha definido para novelas das sete na época. Assim que a audiência começou a cair, vieram as alterações na novela.

"Foi uma mexeção do caramba. Fizeram muita pesquisa de público, mudaram todo o norte da coisa. E isso afetou completamente o nosso trabalho, imagina. Como novela é obra aberta, mexer demais faz diferença até na sua saúde mental. Então você não pode deixar que tudo isso afete a sua vida", lembra Christiana.

Ela, porém, guarda boas recordações do trabalho em Além do Horizonte. "Eu tenho muito carinho por todo mundo que fez o projeto. Quem me convidou foram pessoas por quem sou apaixonada. O Gustavo [Fernandez, diretor-geral] foi o primeiro cara que me dirigiu na vida, o [Carlos] Gregório foi meu professor. Depois, fiquei muito feliz de reencontrar o Vinicius [Tardio] em Perrengue...", valoriza.

reprodução/sbt

Christiana Ubach se reergueu do fracasso da novela e hoje estrela A Garota da Moto, do SBT

Mico para o elenco
O fracasso de Além do Horizonte foi tão grande que afetou a carreira dos principais envolvidos: Juliana Paiva teve sua ascensão na emissora freada e só voltou a ser protagonista agora, em O Tempo Não Para, depois de se destacar como coadjuvante em outros trabalhos; Thiago Rodrigues foi fazer novela em Portugal; Vinicius Tardio mudou até de sobrenome para tentar se reinventar na profissão.

Já Christiana buscou oportunidades em outras emissoras. Na Globo, fez apenas a minissérie Felizes Para Sempre? (2015). Conseguiu papéis em séries da HBO (O Hiptonizador e Psi), da MTV (Perrengue), do Universal (Amigo de Aluguel), do Canal Brasil (Toda Forma de Amar) e do SBT _ela é a estrela de A Garota da Moto, cuja segunda temporada deve chegar ao canal de Silvio Santos no início de 2019.

"Meu namorado brinca que eu não trabalho, que na verdade eu estou jogando War: 'Seu objetivo é colocar dez exércitos em cada continente'", conta ela, aos risos. "Já trabalhei em vários canais, e vou pegando conhecimento. Quando eu comecei como atriz, há 11 anos, a preocupação da minha família era saber como eu ia sobreviver. E estou conseguindo, sem precisar de contrato longo com a Globo", celebra.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.