POLÊMICA NA WEB
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Bronzeada, Isabella Fiorentino se disse 'preta' e entrou em uma polêmica após publicação no Instagram
REDAÇÃO
Publicado em 6/1/2019 - 15h29
Isabella Fiorentino publicou uma foto bronzeada e escolheu legendá-la com a frase "preta, preta, pretinha", refrão da música dos Novos Baianos que fez sucesso na década de 1970. Alguns de seus seguidores, porém, não gostaram do post. "Apaga logo, de preta você não tem nada. Ridícula", escreveu Itamara Moura. "Estou muito chocada com a agressividade de muitos negros por aqui no meu Instagram", escreveu a apresentadora em resposta a um comentário.
"Assim como a moda é o seu local de fala e eu respeito, respeite nosso local de fala também. Se dizer preta hoje em dia, depois de tanta luta, principalmente pela desconstrução da marginalização do termo, é um ato político e ideológico, e não uma 'fantasia' que se possa vestir e tirar quando bem entende. Por isso ofende, sabe? Mas sei mesmo que não foi por mal, abraços!", escreveu Juliano Trevisan, que é advogado e membro da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná.
"Oi Juliano, obrigada pelo respeitoso comentário. Desde sempre, falo que tô preta quando tô morena. Preta, preta, pretinha é o trecho de uma música que amo. Tô muito chocada com a agressividade de muitos negros por aqui no meu Insta. Chocada mesmo! Não vou dizer que não perco tempo com comentários, porque sempre os leio e reflito. Mas a falta de educação e o ódio passaram dos limites!", defendeu Isabella em comentário publicado no Instagram.
Em outro resposta na publicação, a modelo disse que se "considera preta!": "Sou ser de pouca melanina mesmo. E, quando tomo sol, fico bem morena".
O posicionamento não foi bem aceito por usuários da web. "Pérola da branca burguesa musa mito Isabella Fiorentino. A pessoa tem que ser muito louca mesmo e viver num universo paralelo para se dar ao luxo de falar algo assim. Não basta postar foto tem que confirmar a ignorância com resposta", tuitou o perfil @luamorkay.
"Isabella Fiorentino prova ser negra e choca comunidade de Wakanda", disse o usuário @theotokos, em referência ao filme Pantera Negra, da Marvel.
Mas também houve quem defendesse a apresentadora do programa Esquadrão da Moda, do SBT. "Menos mimimi, o preconceito começa pelos próprios negros. Isso é a frase de uma música. Quem nunca tomou sol e disse 'nossa, estou preta'? Povo gosta mesmo é de criar polêmica", defendeu Glaucia de Melo no Instagram.
Veja a publicação de Isabella Fiorentino que rendeu a polêmica:
Visualizar esta foto no Instagram.
Confira a repercussão do post no Twitter:
vou deixar aqui essa pérola da branca burguesa musa mito Isabella fiorentino
— L u a (@LuaMorkay) 6 de janeiro de 2019
a pessoa tem que ser muito louca mesmo e viver num universo paralelo pra se dar ao luxo de falar algo assim.
não basta postar foto tem que confirmar a ignorância com resposta. pic.twitter.com/z7rQFCZpyM
isabella fiorentino prova ser negra e choca comunidade de wakanda
— theotokos (@jardimdeepicuro) 6 de janeiro de 2019
Isabella Fiorentino assustada com os negros 🤢🤢🤢🤢 é de foder mesmo
— MADU (@maariamadu) 6 de janeiro de 2019
A Isabella Fiorentino assim muitas outras mulheres brancas nesses verão se acham a rainha da melanina.
— Laís Oliveira (@laiisoliveira_) 5 de janeiro de 2019
Nós negros e negras sabemos o nome disso, afroconveniência.
Mas nada foi mais racista que seu comentário falando da "agressividade dos negros".
Extremamente racista. pic.twitter.com/bh9ns8SWOc
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.