Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

REFLETIU

Bruna Marquezine se desculpa após críticas por fantasia de enfermeira: 'Aprendizado'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Bruna olha para a câmera, veste body branco e está com o cabelo solto

Bruna Marquezine em foto publicada no Instagram; atriz virou alvo de críticas nas redes sociais

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/11/2021 - 2h52

Após virar alvo de críticas por ter se fantasiado de enfermeira no Halloween, Bruna Marquezine se pronunciou sobre o assunto. A atriz chegou a ser acusada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) de "sexualizar a profissão". "Friso aqui meu total respeito à categoria", declarou a artista por meio do Twitter.

O posicionamento da ex-namorada de Neymar foi publicado por ela na noite desta quarta-feira (3). "Jamais seria minha intenção causar qualquer desvalorização à classe na escolha de uma fantasia", iniciou ela. 

Em outro trecho, Marquezine destacou que costuma se dedicar aos assuntos que envolvam os direitos das mulheres. "Lamento não ter tido conhecimento sobre esse tema antes, mas que essa discussão sirva verdadeiramente como oportunidade de aprendizado e transformação. Como artista e consequentemente pessoa pública tenho total conhecimento sobre o meu alcance e poder de influencia", continuou a atriz. 

Bruna também alertou seus seguidores sobre a importância de se olhar para outros aspectos que colaboram para que profissionais sejam sexualizadas quando estão exercendo suas atividades no ambiente de trabalho:

Convido os órgãos competentes para uma reflexão profunda, e não pessoal, sobre como a indústria pornográfica, o machismo estrutural e a cultura do estupro são o verdadeiro cerne da sexualização e erotização das mulheres em qualquer uma das profissões.

Entenda a situação

Na última terça-feira (2), após Bruna Marquezine aparecer vestindo uma fantasia de enfermeira, o Coren-SP divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais, reclamando sobre a sexualização das profissionais da Enfermagem. 

"Fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da Enfermagem. A Enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano", começou o conselho.

Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de Halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião.

"O tema já foi alvo de intervenções do Coren-SP por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual", relembrou a instituição.

"Deparamos-nos nas recentes celebrações de Halloween com a atriz Bruna Marquezine fantasiada do que a mídia chamou de 'enfermeira sexy'. Também com postagem de influenciadoras como Cátia Damasceno, que fez uma enquete para que os seguidores escolhessem sobre a fantasia de mulher gata ou 'enfermeira bem sexy'", citou. 

"Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma", criticou o Conselho Regional de Enfermagem paulista.

"O Coren-SP defende que todo o humor e diversão são válidos desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da Enfermagem", concluiu. 

Confira a publicação de Marquezine:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.