LUTO NA ARTE
REPRODUÇÃO/MEMÓRIA GLOBO
Djenane Machado como Maria Isabel 'Bebel' na primeira versão de A Grande Família (1972-1975)
Djenane Machado, conhecida por fazer a Bebel na primeira versão de A Grande Família (1972-1975), morreu na última quarta-feira (23), ainda sem causa revelada, segundo o jornal O Globo. Filha do produtor e diretor de espetáculos Carlos Machado (1908-1992), ela estava longe da televisão desde 1986, quando fez a novela Tudo ou Nada, na extinta Rede Manchete (1983-1999).
A coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, encontrou a artista em 2016 no bairro Pexoto, localizado em Copacabana (RJ), onde ela morava com uma cuidadora. O imóvel era uma herança de família.
Após a morte do pai, ela encerrou sua carreira para se submeter a tratamentos contra o álcool e anfetaminas. Para sentir-se inspirada, também dedicou-se a escrever um livro de poesias denominado Quase, publicado nos anos 1990.
Apesar de ter feito a primeira Bebel de A Grande Família, Djenane deixou a série em seu primeiro ano de exibição, e foi substituída por Maria Cristina Nunes. Já na segunda versão, que reuniu Marieta Severo e Marco Nanini, a personagem ficou a cargo de Guta Stresser.
A carreira da filha de Carlos Machado começou aos 17 anos, em 1968. Seu primeiro trabalho como atriz foi na novela Passo dos Ventos, da Globo. Ela fez Véu de Noiva (1969), Estúpido Cupido (1976), e permaneceu na emissora até Ciranda de Pedra (1981). Depois, passou pela TV Cultura e Manchete.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.