MARÉ DE AZAR?
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Yasmin Brunet em foto publicada nas redes sociais; modelo foi vítima de golpe de aplicativo
Depois de ser impedida de viajar com Gabriel Medina para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Yasmin Brunet foi vítima de um golpe de aplicativo de entrega de comida e perdeu R$ 7.900. A modelo relatou nas redes sociais que o caso aconteceu após ela pedir seu jantar pelo Rappi na terça-feira (20). A empresa informou que já resolveu o ocorrido.
A loira contou que era quase meia-noite quando ela fez o pedido, que estava demorando para chegar. Ao entrar em contato com o entregador via chat, ela soube que a moto havia quebrado. Ela, então, ligou para o número indicado no próprio aplicativo, que é o contato direto do motoboy. "Quem falou comigo foi uma mulher, que disse que era atendente do restaurante", disse.
A suposta atendente se desculpou pelo imprevisto e avisou que ela tinha direito a uma cortesia, sendo cobrada apenas a taxa de entrega. A modelo, então, aceitou. Em menos de dez minutos, o entregador chegou e cobrou R$ 77 reais na maquininha de cartão.
"Ele me mostrou no celular, como se tivesse conectado na maquininha. Mas na maquininha mesmo não aparecia nenhum valor", relatou. A filha de Luiza Brunet disse que recebeu a mensagem de compra aprovada da operadora de seu cartão, mas o motoboy, que não chegou a tirar o capacete, a informou de que a transação não foi aceita.
"Falei: 'moço, eu sei que passou, tem alguma coisa errada, eu vou ligar para o suporte', aí ele falou que tudo bem e foi embora", continuou a atriz, que estava com uma amiga ao lado. "Ela me falou para ligar no cartão e ver o que aconteceu. Foi aí que eu descobri que ele passou R$ 7.900 no meu cartão", revelou ela, chocada.
"Gente, nunca passem o cartão quando não mostrar o valor na maquininha, nunca!", aconselhou Yasmin. "Esqueci de falar, mas a moça do restaurante pediu para eu cancelar o pedido, porque no aplicativo aparece que a moto quebrou, então, para eles, não aconteceu nada de errado. E aí você não tem como provar que foi aquele motoboy que te roubou", lembrou ela.
A modelo também aconselhou seus seguidores a não ligar para o número indicado no chat e procurar o telefone do restaurante no Google para verificar o que aconteceu. Segundo ela, a comida chegou gelada, então o que ela recebeu foi o pedido original e não uma nova cortesia do restaurante.
Yasmin afirmou que entrou em contato com o suporte do Rappi para tentar resolver a situação. Em nota, a assessoria de imprensa do aplicativo de entregas lamentou o ocorrido e avisou que a situação já foi resolvida, além de ressaltar que trabalha apenas com pagamento online pela própria plataforma.
Leia a nota na íntegra:
"O Rappi lamenta o ocorrido e esclarece que o caso já foi resolvido junto à usuária. A empresa reitera, ainda, que não opera com máquinas de cartão de crédito ou débito e reforça que não há nenhuma prática de cobrança de taxa extra. Caso o usuário queira dar gorjetas ao entregador, isso também deve ser feito por meio do aplicativo para garantir a segurança de todos. O Rappi instrui todos os seus entregadores parceiros a cumprirem integralmente as regras e as leis, sendo expressamente rechaçadas as condutas contrárias. O Rappi ainda disponibiliza em seu aplicativo um canal de atendimento aos clientes --em que é possível reportar qualquer problema na plataforma, e recomenda que, caso lesados, os usuários façam boletim de ocorrência e registrem pedido de cancelamento na operadora de cartão de crédito.
A companhia informa que sempre analisa os casos reportados, toma as medidas necessárias de acordo com os Termos e Condições do aplicativo e está à disposição dos órgãos competentes para quaisquer necessidades de esclarecimentos. A empresa, estruturou, inclusive, uma equipe que trabalha em conjunto com as polícias civil e federal para identificar o modus operandi das fraudes, como os locais mais utilizados e o perfil do fraudador."
Confira o relato de Yasmin abaixo:
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